Os planos de Deus para com Israel, por Dário Gomes

Dário Gomes*
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. Êxodo 1:22.

O povo judeu estava morando no Egito e Saiu uma ordem da parte de Faraó que matassem a todos os meninos que, a partir daquele dia nascessem, dos filhos dos Judeus, não vendo sua ordem sendo cumprida ordena que se buscassem aos meninos e os lançassem vivos no rio Nilo e assim atrofiaria o crescimento do número do povo hebreu. Naquele mesmo tempo nasce um menino e sua mãe o esconde por três meses, porém não tendo mais como escondê-lo toma uma decisão terrível, ela teria que lançar seu filho ao rio. Mas ela o fez de um modo bem diferente, diz a bíblia em Êxodo 2:1-3

1 - E foi um homem da tribo de Levi e casou com uma filha de Levi.

2 - E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

A decisão daquela mãe era, a melhor das piores, ela cumpre a ordem de jogar o filho no rio, mas só que o fez usando um pequeno barquinho improvisado, para que, ao menos tardasse a morte do rebento. O que ela não sabia é que Deus estava no controle da vida daquela criança, porque tinha um plano maior com seu povo: Israel, e a criança foi salva quando a filha de Faraó vai ao rio com suas moças e percebe um volume sobre as águas e toma o menino e se admira por sua beleza e manda que se arrume uma mulher que cuide daquela criança e foi chamada a própria mãe para cuidar do pequeno e coloca-lhe o nome de Moisés. E esse Moisés seria posteriormente o libertador do povo e os conduziria de volta à terra de Canaã. Deus estava, soberanamente, mostrando que quem manda e determina é Ele e Ele, somente Ele cuida do seu povo. Ninguém pode burlar, surtar ou desfazer os planos que Deus traçou para seu povo, assim cremos e assim Deus o faz. Por mais difícil que seja, ou por mais impossível que pareça, há de Deus um escape, Israel não está sozinho. Foi assim na história bíblica e é assim na história secular. Deus peleja pelo seu povo. Israel é o povo escolhido por Deus.

O tempo de maior aflição do povo judeu, relatada na bíblia, foi no período da deportação para a Babilônia, os judeus foram humilhados, desolados, espancados, mortos, (Leia o livro de Lamentações de Jeremias) mas Deus falou através do ministério do profeta Jeremias: Ainda há esperança no derradeiro do fim ou Ainda há esperanças para teu futuro. Jeremias 31:17.

Quantas perseguições sofreram o povo judeu desde o início de sua chamada através de Abraão até aos dias de hoje. Quantas vezes quiseram acabar com eles. No holocausto morreram aproximadamente 6.000.000 (seis milhões) de judeus, a intensão era exterminar o povo judeu da terra, mas o plano não deu certo, porque há uma mão poderosa acima de tudo, mesmo que tentem nunca vão conseguir exterminar Israel, Deus não deixará que isso aconteça, há promessas a se cumprir.

Israel é o relógio do mundo, a história de Israel marca os episódios que hão de acontecer para com toda a humanidade. Um dia todos os povos do mundo voltarão todas as atenções para Israel, e mais uma vez de Deus virá o escape, Deus salvará o seu povo tantas quantas vezes forem necessárias. 

Quantos impérios ruíram, desapareceram, ficaram somente na história, mas Israel está lá, forte, lutando, destemido. 

Israel tem uma tecnologia que está acima de muitos países, somente para se ter uma ideia, Israel é a nação que mais arrebatou Prêmios Nobel, Nos Estados Unidos o povo judeu representa apenas 2,2% da população norte-americana, porém 25% dos prêmios concedidos aos E U A foi de judeus, conforme está escrito no livro: Judeus, suas extraordinárias histórias para o progresso da humanidade, de autoria de Marcelo Szpilman.

Deus traçou um plano para a nação israelita e levará a cabo tudo quanto determinou, compete a nós observarmos os fatos , levantarmos a cabeça e orarmos pedindo que Deus abençoe o seu povo e nos abençoe também.

O salmo de número 122 nos lembra que quando amamos a Israel Deus nos fará prosperar.

Salmos 122: 6 - 9

6 - Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.

7 - Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

8 - Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.

9 - Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia