OAB-PE ACIONA JUSTIÇA CONTRA DIOGO MAINARDI


Comentários ofensivos feitos por Diogo Mainardi sobre o Nordeste após a reeleição da presidente Dilma Rousseff levaram a Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco a protocolar uma notícia crime contra o jornalista; durante participação no programa Manhattan Connection, da Globo News, Mainardi utilizou os termos "bovino", "subalterno" e "pouco educado" para definir a região e os eleitores nordestinos; nesta semana, ele disse que não teve a intenção de ofender

Pernambuco 247

Os comentários feitos por Diogo Mainardi em relação aos nordestinos após o resultado do segundo da eleição presidencial que reelegeu a presidente Dilma Rousseff levaram a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) a protocolar uma notícia crime contra o jornalista. Durante sua participação no programa Manhattan Connection, veiculado pela Globo News, Mainardi utilizou os termos como "bovino", "subalterno" e "pouco educado" para referir-se aos eleitores nordestinos. Nesta semana, ele disse que não tinha tido a intenção de ofender a população da Região.

A ação protocolada junto ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) pede uma averiguação sobre o teor dos comentários e avaliação do ajuizamento de ação penal contra o jornalista. Segundo o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, a ação está embasada na Lei 7.716/89 que define os crimes resultantes de preconceito de raça, de cor e procedência nacional.

'É primordial que o Direito Penal atue de forma eficaz na coibição do preconceito e discriminação em suas diversas formas", afirmou Alves ao jornal Folha de Pernambuco. A OAB já havia protocolado ações semelhantes junto aos MPF de Pernambuco e São Paulo cobrando a apuração de denúncias referentes a incitação ao preconceito contra nordestinos por meio das redes sociais.

A reação contra os comentários – que incluiu até o jogador de futebol da seleção brasileira Hulk – levou Mainardi a pedir desculpas. No último domingo (3), também no programa Manhattan Connection, o jornalista disse que "não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para arrebanhar votos nas regiões mais pobres do País, em especial o Norte e o Nordeste", disse na ocasião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia