Liana Cirne promove encontro em alusão ao mês da Conscientização sobre o Autismo


A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) promoveu, nesta terça-feira (14), um encontro em alusão ao mês de Conscientização sobre o Autismo. A atividade reuniu famílias, profissionais e a comunidade em um espaço de acolhimento, escuta e troca de experiências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, o evento contou com uma roda de conversa sobre o autismo, além de atividades recreativas e oferta de serviços voltados especialmente para mulheres, como atendimento preventivo, orientação jurídica, cadastro de empreendedoras e oficinas.

Liana, que também é mãe atípica, ressaltou a importância do momento e destacou iniciativas do seu mandato.

“Foi a partir da minha vivência, dentro de casa, que eu entendi que o meu mandato precisava ser redirecionado e precisava ser um mandato comprometido também com a pauta do autismo. Quando a gente começa a olhar pra isso de perto, a gente vê que não é uma pauta abstrata. É sobre criança sem apoio na escola, mãe exausta, sem rede. É sobre direitos que existem no papel, mas não chegam na ponta”, afirmou.

Entre os projetos de sua autoria, Liana destacou a lei que acaba com a exigência de renovação constante de laudos médicos para pessoas com autismo.


A vereadora também é autora de denúncia ao Ministério Público de Pernambuco contra o cancelamento unilateral de contratos por planos de saúde, defendendo a continuidade do tratamento multidisciplinar e o acesso a terapias essenciais.

A iniciativa reforça a importância de ampliar o debate público sobre o autismo, fortalecer redes de apoio e garantir direitos para pessoas autistas e suas famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres