Santa Cruz do Capibaribe recebe Carreta da Mulher com atendimentos e ações de prevenção

Juliana Gouveia, David Epifânio e Simone Aragão

Desde a última segunda-feira (18), o Parque Wellington Monteiro, em Santa Cruz do Capibaribe, recebe a Carreta da Mulher, dentro da ação Cuida PE Mulher. O programa do Governo de Pernambuco, leva prevenção e cuidado integral à saúde da mulher em todas as regiões do estado. A unidade permanece na cidade até o próximo sábado (23).

A secretária da Mulher do Estado, Juliana Gouveia, destacou a sensibilidade da gestão da governadora Raquel Lyra:

“Estamos fortalecendo o cuidado com a saúde, mas também o enfrentamento à violência doméstica e familiar. É um olhar único e sensível da nossa governadora, que sabe as demandas das mulheres. As carretas chegam para aproximar os serviços, diminuir distâncias e garantir dignidade às pernambucanas.”

O gerente-geral da Carreta, David Epifânio, explicou como funciona o atendimento:

“Ofertamos consultas com ginecologista, teleconsulta com mastologista, mamografia, ultrassonografia, punções e coleta para biópsia. O atendimento inicial já é integrado à rede estadual de saúde, garantindo acompanhamento completo da paciente. Só aqui em Santa Cruz temos ultrapassado diariamente a meta de atendimentos, mostrando a grande procura e a confiança das mulheres nesse serviço.”

Entre os números diários, a carreta realiza 60 mamografias, 32 consultas ginecológicas, 30 ultrassonografias mamárias e 6 consultas com mastologista, além de outros exames complementares.

A secretária municipal de Saúde, Simone Aragão, ressaltou a importância da parceria entre estado e município para garantir o acesso das mulheres da cidade e da zona rural:

“Esse trabalho só é possível porque existe união de esforços. Santa Cruz está de portas abertas para iniciativas como esta, que salvam vidas através da prevenção e do diagnóstico precoce. Nosso papel, enquanto gestão municipal, é dar todo o suporte para que a população seja bem acolhida e atendida.”

Além dos exames, as mulheres também receberam orientações sobre seus direitos e informações sobre o aplicativo Protege Mulher, lançado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso à rede de proteção.

A ação em Santa Cruz integra o calendário estadual do Cuida PE Mulher, que já percorre dezenas de municípios.

Reportagem: Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres