Aliança entre Eduardo da Fonte e Miguel Coelho impulsiona federação PP-União e redefine cenário político de Pernambuco

O cenário político de Pernambuco ganhou um novo capítulo com o anúncio da aliança estratégica entre o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil). O encontro, realizado em Brasília, contou ainda com a presença de Lula da Fonte, Fernando Coelho Filho e Antônio Coelho, e selou os rumos da construção da federação partidária entre Progressistas e União Brasil no estado — batizada informalmente de “União Progressista”.

A articulação tem como principal meta formar a maior bancada de deputados federais e estaduais de Pernambuco nas eleições de 2026, consolidando a nova federação como a principal força política do estado. A liderança do bloco em Pernambuco ficará sob o comando do PP, que elegeu mais parlamentares na última eleição.

Com isso, Eduardo da Fonte fortalece sua posição como principal nome da federação para disputar o Senado. O movimento também abre espaço para Miguel Coelho ajustar sua rota política: segundo fontes ouvidas nos bastidores, ele deve disputar uma vaga de deputado federal em 2026, abandonando — ao menos por agora — pretensões a cargos majoritários.

“Estamos construindo uma força unida e comprometida com o futuro do nosso estado”, declarou Eduardo da Fonte à Coluna de Alberes Xavier. Já Miguel reforçou: “É um passo histórico, que respeita nossa trajetória, mas que mira no futuro para tornar Pernambuco ainda mais forte e respeitado nacionalmente.”

A federação também será uma peça-chave no projeto nacional dos partidos, que visam ampliar sua atuação em 2026. Com forte capilaridade municipal, apoio de lideranças tradicionais e a promessa de renovação política, a União Progressista pretende não apenas influenciar os rumos eleitorais em Pernambuco, mas também consolidar sua força no Congresso Nacional.

Essa aliança entre experiência e juventude, entre Eduardo e Miguel, simboliza mais do que uma soma de forças: é um sinal claro de que o jogo político já começou, e 2026 promete ser uma eleição de alto impacto no estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado