Lula da Fonte convoca audiência pública para discutir cânceres hematológicos e desafios no tratamento


Através de requerimento do deputado federal Lula da Fonte (PP/PE) a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai debater os desafios dos tratamentos de cânceres hematológicos e talassemia no estado de Pernambuco.

Foram convocados, a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcante, e o representante da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), Eduardo Maercio Fróes, além de representantes da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Somados a outros representantes da sociedade civil, que tem experiências nos tratamentos de leucemia e afins.

De acordo com o parlamentar, as entidades públicas e privadas de saúde que atendem à população pernambucana receberam um farto volume de queixas, como desabastecimento de medicamentos e escassez de insumos básicos, além de carência de leitos e infraestrutura inadequada.

As reclamações são muitas em relação ao HEMOPE, principalmente limitações no acesso a exames essenciais e de imagem, como ressonância magnética T2*, ecocardiograma, densitometria óssea e ultrassom de abdômen, além de dificuldades de acesso ao serviço de transporte sanitário e alimentação durante as transfusões.

“São problemas que os Estados e os Municípios não conseguem resolver sozinhos, precisamos de mais atenção por parte dos entes públicos e já temos a empatia da ministra Nísia Trindade, em causas importantes como essas. ”, frisou Lula da Fonte. “Vamos reunir as autoridades federais e estaduais e os representantes das entidades que atuam na frente de atendimento para discutir os problemas apontados, na busca por soluções”, complementou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia