Como economizar na compra de materiais escolares


Planejamento e pesquisa são as chaves para conseguir preços mais em conta

                                                      

A compra de material escolar costuma ser um momento de estresse e de altos gastos para pais e mães, que vão às compras no início do ano. Mas não precisa ser assim. Com planejamento e paciência, é possível fazer as compras com tranquilidade e ainda economizar um bom dinheiro antes do início do período letivo.

 

Segundo Lytiene Rodrigues, professora de economia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), o primeiro passo é verificar na escola onde o filho irá estudar, os gastos necessários para a série. “Valor de matrícula, fardamento, livros ou relação dos livros e já se apropriar do tamanho dessas despesas. O segundo passo é fazer um levantamento com o filho do que ele possui desse ano, que não precisa ser adquirido. Geralmente, régua, esquadro, materiais dessa natureza são pouco utilizados e nem sempre é necessário trocar, a cada ano. Depois, é preciso fazer uma lista de compra do que realmente é necessário adquirir e fazer a cotação em pelo menos 3 lugares”.

 

Quando decidir comprar em um local, é importante verificar se há desconto para compra à vista. “E, caso decida comprar o material parcelado no cartão de crédito, é preciso verificar se tem alguma taxa de juros inclusa no parcelamento. Algumas vezes essa taxa de juros é cobrada, mas não é informada ao consumidor. Também é importante verificar com os sites de editoras se os preços cobrados pelos livros didáticos não saem com um valor menor, e não deixar de somar ao preço final do livro o frete para entrega. Mas isso precisa ser feito antes da pesquisa de preços nas livrarias”, ressalta a economista.

 

Uma opção para quem vai comprar livros didáticos é procurar no sebo. Os livros usados, mas em bom estado, saem em média 20% a 30% mais baratos que os preços cobrados nos novos. É importante também verificar a edição dos livros, já que a mudança de edição, as vezes implica em revisão dos conteúdos, ampliados ou suprimidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia