Especialista em nutrição oncológica orienta para alimentação saudável durante e após tratamento


Karine Barreto – nutricionista do NOA – também chama atenção para necessidade de manutenção de uma dieta adequada à prevenção do câncer

Responsável por promover qualidade de vida por meio da alimentação saudável, o nutricionista – cujo dia é celebrado nesta quinta-feira (31) – pode atuar em diversas frentes, a exemplo da oncológica, como Karine Barreto – nutricionista do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, Pernambuco. Além de orientar para uma alimentação adequada durante e após o tratamento do câncer, a profissional também chama atenção para a necessidade da manutenção de uma dieta adequada à prevenção desse tipo de doença.

A nutricionista Karine Barreto orienta que o ideal é somar a atenção ao que se come à prática de atividade física (ser fisicamente ativo) e ao não consumo de bebidas alcoólicas. “A conduta não só auxilia para a recuperação da saúde do corpo como para a prevenção do retorno da doença ou o desenvolvimento de outro tipo de câncer”. A profissional também aponta alguns cuidados importantes com a alimentação. “É importante ficar atento à redução do consumo de sal e adoçantes artificiais, assim como de agrotóxicos nos alimentos, além de preparar a carne de forma mais saudável. Aumentar o consumo de fibras e aprender a identificar o açúcar escondido nos alimentos, assim como ter atenção aos rótulos dos alimentos industrializados, é fundamental”.

Karine Barreto orienta os pacientes para uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, a exemplo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Ela recomenda que os ultraprocessados (prontos para o consumo) e as bebidas adoçadas sejam evitados. “Apesar das restrições, a alimentação deve ser saborosa e respeitar a cultura local, incluindo os itens regionais. É imprescindível que essa proporcione prazer, sobretudo”.

A especialista destaca que, assim como os demais profissionais da equipe multidisciplinar da clínica, o nutricionista tem a missão de focar na individualidade do paciente, segundo o momento de vida e tipo de tratamento de cada paciente, o que torna o processo mais leve, somando para a eficácia do tratamento.

NOA – Com uma trajetória de mais de 13 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, onco-hematologistas, mastologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões torácicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogas, nutricionistas e odontólogas, além de um time de colaboradores que prezam pelo atendimento personalizado e humanizado a todos os pacientes e familiares desses. A clínica oferece consultas médicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos e medicamentos de suporte e acompanhamento médico durante internações hospitalares. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e segurança ao paciente. A equipe segue protocolos de tratamentos segundo diretrizes internacionais rígidas para possibilitar maior segurança ao paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia