Garimpeiros começam a deixar terras ianomâmi



Garimpeiros começam a deixar terras ianomâmi

Cerca de 300 garimpeiros já deixaram as terras indígenas ianomâmi desde a última quarta-feira, segundo soube a CNN Brasil de fontes da inteligência do governo roraimense. Eles começaram a fugir do território desde que o governo federal bloqueou o espaço aéreo para inibir a chegada de insumos aos invasores, como combustível, peças e alimentos. Vídeos compartilhados em redes sociais mostram os garimpeiros deixando a região a pé e pelo rio em barco lotado. No sábado, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que esta saída sem a necessidade de uso da força policial era “melhor para todo mundo”. (CNN Brasil e Poder360)

Com o espaço aéreo fechado pela Força Aérea Brasileira no território, os garimpeiros que procuram por transporte enfrentam a inflação dos preços de voos clandestinos de helicópteros, que podem chegar a R$ 15 mil por pessoa. Segundo a Polícia Federal, parte desses grupos em fuga tenta fugir para a Venezuela e a Guiana. (Folha)

Durante o governo Bolsonaro, as Forças Armadas deixaram de atuar ou foram insuficientes para combater o garimpo ilegal no território ianomâmi em pelo menos sete ocasiões. Documentos aos quais a Folha teve acesso apontam as situações em que os militares acabaram favorecendo o garimpo ilegal na região. Em uma delas, a Polícia Federal teve de separar R$ 2,5 milhões de seu orçamento para os militares, que pediram o ressarcimento pelo empréstimo de uma aeronave para operações de retirada dos invasores da terra indígena, em 2022. Aquele foi o único dos três ciclos de operações realizadas no ano passado com a presença de aeronaves das Forças Armadas. (Folha)

Uma criança ianomâmi de apenas um ano e cinco meses morreu ontem de desnutrição grave e desidratação, em Roraima. Ela estava em estado grave desde sábado, mas não pôde ser transferida para a capital Boa Vista por causa do mau tempo, que impediu a decolagem de aeronaves no local. A Defensoria Pública da União (DPU) critica a demora do governo Lula em aumentar o número de aeronaves e equipes de atendimento ao povo indígena. Em ofício enviado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, o órgão avalia que o governo federal “não vem adotando providências com a celeridade que a conjuntura necessita”. (Agência Brasil e CNN Brasil)

Aliás... 70% das vagas destinadas a médicos no território ianomâmi não foram preenchidas, segundo o Ministério da Saúde. Das 27 criadas pelo programa Mais Médicos, 19 estão vazias. A rotatividade desses profissionais no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) tem sido alta. A média de permanência na região é de 322 dias para médicos formados no Brasil e 733 para graduados no exterior. Segundo levantamento feito pelo instituto Republica.org, das 19 vagas abertas por um edital em julho do ano passado, apenas uma foi preenchida. (Estadão)

Pudera. Com a violência no território próximo às áreas de garimpo, profissionais da saúde acabam desistindo de atuar nas terras indígenas. Uma médica que trabalhou 11 meses na região deixou o emprego por medo de morrer no local. Ela relata que “dormia na rede com facão. Nas aldeias próximas do garimpo, havia violência dos garimpeiros e dos indígenas, que eram cooptados. Víamos tiroteios. Em um deles, começaram a atirar mirando o polo de saúde. Tivemos de nos esconder no banheiro e pedir resgate”, conta. (CNN Brasil)

facebooktwitterwhatsapp

Dados parciais do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam para o desmatamento de 121 km² na Amazônia Legal no mês passado. Faltando quatro dias para o fechamento das informações, essa é a terceira menor marca para um mês de janeiro desde que os dados começaram a ser compilados, em 2015. Os números podem sofrer alterações até o final da análise pelo Inpe. Em 2022, os meses de janeiro e fevereiro acumularam recordes de alertas de desmatamento, com 430,44 km² e 199 km², respectivamente. (g1)

facebooktwitterwhatsapp

Um terremoto de magnitude 7,9 nesta madrugada deixou mais de 600 mortos no sul da Turquia e na Síria. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram dezenas de prédios desabados. (CNN Brasil)

facebooktwitterwhatsapp

A “fadinha” Rayssa Leal, de 15 anos, venceu ontem o Mundial de Skate Street em Sharjah, nos Emirados Árabes, mesmo com o pulso machucado. Como já tinha o título da Liga Mundial, ela unificou os campeonatos rivais da categoria. (Globo Esporte)

facebooktwitterwhatsapp

Quebra-cabeças

Spacca

puzzle 1080

facebooktwitterwhatsapp
separador

Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende apresentar ao Congresso um conjunto de medidas para regulamentar o funcionamento das redes sociais no país e evitar que sirvam de ferramenta para ataques à democracia. A informação foi dada em videoconferência pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes. Uma das propostas é que as plataformas passem a ser classificadas como empresas de mídia, não mais de tecnologia, assumindo responsabilidade maior sobre o conteúdo publicado. (Época Negócios)

Em abril, serão substituídos dois ministros do TSE da categoria de juristas. Segundo a Coluna do Estadão, Moraes está trabalhando para emplacar dois candidatos alinhados com sua visão sobre como a corte deve atuar. Isso contrabalancearia a elevação do ministro Kássio Nunes Marques a titular com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. (Estadão)

facebooktwitterwhatsapp

Para ler com calma. Vista como trunfo eleitoral pelo PL, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pode se tornar uma dor de cabeça. Numa extensa reportagem, Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo ouviram de funcionários do Palácio da Alvorada histórias que envolvem participação em caixa 2 e rachadinhas, assédio moral, “brigas colossais” com os enteados Carlos e Renan, pilhagem da despensa no fim do governo e até situações que beiram o surrealismo, como a “pescaria” de moedas jogadas por turistas no espelho d’água do palácio. Supostamente, o dinheiro seria doado a uma igreja evangélica. (Metrópoles)

facebooktwitterwhatsapp

Cismas e divisões no Cristianismo são uma tradição desde o século 4 d.C. Não é de se estranhar que a bancada evangélica, outrora pilar do bolsonarismo, esteja rachada em relação ao governo Lula. O segmento cresceu de 91 para 98 deputados, mas só 49 deles se mantêm aliados fiéis de Bolsonaro. Dez apoiaram o atual presidente na disputada eleitoral, 20 ficaram neutros e 19 eram bolsonaristas, mas estão abertos a novas experiências. De olho nesses preciosos votos, o governo estuda criar uma subsecretaria voltada exclusivamente para os evangélicos. (Globo)

facebooktwitterwhatsapp

A vereadora Maria Tereza Capra (PT) teve o mandato cassado pela Câmara de São Miguel do Oeste (SC) por denunciar o que parece uma saudação nazista durante um protesto golpista em Santa Catarina, em novembro do ano passado. Ela foi acusada de quebrar o decoro por “propagar notícias falsas e atribuir aos cidadãos o crime de fazer saudação nazista e ser berço de célula neonazista”. A cassação foi decida por 10 votos a 1, da própria Maria Tereza, e a defesa da vereadora disse que vai recorrer. Os casos de neonazismo no estado são tão recorrentes que foi criada no ano passado uma promotoria especial para investiga-los. (g1)

facebooktwitterwhatsapp

O governo chinês protestou ontem pela derrubada de um de seus balões de extrema altitude por caças dos EUA. Segundo Pequim, tratava-se de um equipamento civil de pesquisa atmosférica que saiu da rota e sobrevoou acidentalmente o território americano, mas a explicação não convenceu o Pentágono, para o qual o objetivo do artefato era espionagem. Segundo o presidente Joe Biden, a ordem para abater o balão foi dada na quarta-feira, mas os militares esperaram que estivesse sobre o mar para evitar eventuais danos a civis. (CNN)

facebooktwitterwhatsapp
separador

Economia

A Polícia Federal e o MPF entraram no caso Americanas, em ação conjunta com a CVM. A investigação policial reforça os indícios de fraude no rombo bilionário que motivou o pedido de recuperação judicial da rede varejista e deu início à batalha jurídica travada com bancos e outros credores. (Estadão)

Está suspensa temporariamente pelo juiz Paulo Rogério Santos Pinheiro, de São Paulo, a busca e apreensão de emails institucionais de diretores e conselheiros das áreas de contabilidade e finanças da Americanas até que seja definida a extensão da mesma, em ação promovida pelo Bradesco. A delimitação dos nomes com e-mails institucionais a serem apreendidos, segundo o magistrado, evitará trabalho desnecessário. (Folha)

Já o duelo entre BTG Pactual e a Americanas chama a atenção pela agressividade, que reflete a marca dos negócios dos bilionários que estão por trás da rede de lojas em crise e do banco de investimentos que é um de seus maiores credores. De um lado, Jorge Paulo Lemann, ponta mais evidente do trio de sócios de referência da Americanas. Do outro, André Esteves, maior acionista do BTG. (Globo)

Para aparar as arestas. Os acionistas de referência da Americanas vieram ao Brasil para conversar com os credores da varejista. Ainda sem data marcada, a conversa deve ser na próxima semana, na tentativa de buscar uma solução para a companhia. (Valor Econômico)

Para ler com calma. No mundo empresarial privado brasileiro, um rombo de 20 bilhões nas contas de uma empresa gigante vem sendo nomeado de “inconsistência contábil” desde 11 de janeiro. Qual seria o nome correto? (Headline)

facebooktwitterwhatsapp

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia isentar trabalhadores que ganham até dois salários mínimos do pagamento de Imposto de Renda ainda em 2023. Pelo menos dois modelos estão em análise. Um deles é a correção da tabela, ampliando a faixa de. O outro é mais complexo: o trabalhador teria descontado o IR na fonte todos os meses, como ocorre atualmente, mas receberia a restituição de todo o imposto pago após a declaração, feita no ano seguinte. Assim, a tabela atual se manteria. (Folha)

Estudo do CLP (Centro de Liderança Pública) mostra que as propostas de reforma tributária do consumo em discussão no Congresso reduzem a carga para 96% dos brasileiros e eleva a renda de todos os consumidores, principalmente dos mais pobres. A reforma reduziria a carga tributária do consumo de 35% para 31,5% entre as pessoas que estão na base da distribuição de renda. Entre os 2% mais ricos da população, ela sobe de 31,6% para 32,2%. Ou seja, a tributação se torna mais equânime entre todas as faixas renda. (Folha)

facebooktwitterwhatsapp

Empresas de energia solar pressionam a Aneel para rever a interpretação sobre as tarifas que devem ser cobradas dos consumidores de baixa tensão. A preocupação, segundo a Absolar (associação de energia solar), é que o microgerador passe a pagar tarifas adicionais para as distribuidoras além do custo de disponibilidade do serviço, podendo dobrar o tempo de retorno sobre o investimento. (Folha)

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, incluindo a solar, que atingiu 4% de representatividade na matriz nacional em 2022, alcançou a marca de 92%. O resultado mostra que a participação de fontes não-renováveis no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. (Agência Brasil)

facebooktwitterwhatsapp

O Ibovespa recuou 1,47%, na sexta-feira, aos 108.523 pontos. Com o resultado de hoje, o índice encerrou a semana com perda de 3,38%. No ano, a queda acumulada é de 1,10%. Nos EUA, a Nasdaq e o S&P 500 recuaram 1,59% e 1,04%, respectivamente. Na semana, porém, os dois índices ganharam 3,31% e 1,60%, na mesma sequência. O Dow Jones caiu 0,38% hoje e 0,15% na semana. Frente ao real, a alta do dólar foi de 2,03%, a R$ 5,147 na compra e a R$ 5,148 na venda, com alta ainda de 0,7% na semana. (Folha e InfoMoney)

Na Europa, a bolsa operava em baixa nesta manhã com Paris em -0.92%, Frankfurt em -0.61% e Londres em -0.61%. Na Ásia, Tóquio fechou +0.67%, Hong Kong em -2.02% e Xangai em -0.76%. (CNN Money)

facebooktwitterwhatsapp
separador

Cultura

A cantora americana Beyoncé se tornou ontem a artista com mais Grammys acumulados na história da premiação. Ela chegou a 32 estatuetas ao vencer em quatro categorias: melhor álbum de dance/eletrônica (Renaissance), melhor gravação de dance/eletrônica (Break My Soul), melhor música de R&B (Cuff It) e melhor performance de R&B tradicional (Plastic Off The Sofa). Mas ela ficou fora dos principais prêmios. Álbum do ano foi para Harry’s House, de Harry Styles; gravação do ano ficou com About Damn Time, de Lizzo; a canção do ano foi Just Like That, da veterana Bonnie Raitt; e melhor performance pop solo ficou com Adele, por Easy On Me. Anitta perdeu na categoria artista revelação para a cantora de jazz Samara Joy. O Boca Livre, que se desfez em 2021, venceu como melhor álbum de pop latino com Pasieros, em parceria com o panamenho Rubén Blades. Gal Costa e Erasmo Carlos, que morreram no ano passado, foram homenageados. (g1)

Ao conquistar na noite de ontem o Grammy de melhor audiolivro por sua autobiografia Em Busca de Mim, a atriz Viola Davis se tornou a 18ª artista a atingir o status de EGOT. Ela já ganhou o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony, este duas vezes. (Variety)

facebooktwitterwhatsapp

Grandes escritores têm seus gêneros e formatos prediletos, mas seu talento não lhes fica restrito, como comprovam dois livros que acabam de chegar às prateleiras. Célebre letrista romântico e poeta mórbido, Vinícius de Moraes (1913-1980) ressurge em Crônicas Inéditas, organizado por Eucanaã Ferraz e Eduardo Coelho, como um mestre do gênero, especialmente quando o assunto era cinema. E se tema faltasse, recorria às cartas dos leitores. No sentido oposto, Paulo Mendes Campos (1922-1991), referência da geração que tirou da crônica o estigma de “literatura menor”, brilha em versos na antologia Poesia. (Folha)

facebooktwitterwhatsapp

Foi anunciada neste fim de semana a morte da atriz americana Melinda Dillon, famosa como Jillian Guiler, mãe do menino abduzido em Contatos Imediatos do Terceiro Grau (trailer). Ela foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por esse papel e por sua interpretação em Ausência de Malícia (trailer), de 1981. Também atuou em sucessos como Magnólia (trailer), de 1999, e Reine Sobre Mim (trailer), de 2007, seu último trabalho. (g1)

Luto também no mundo da moda com a morte na sexta-feira do designer espanhol Paco Rabanne, de 88 anos. Radicado na França desde a infância, ele estreou como estilista em 1960 e criou sua marca própria, famosa também pelos perfumes, seis anos depois. (Marie Claire)

facebooktwitterwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

O Twitter cobrará US$ 1000 por mês (mais de 5 mil reais) para empresas continuarem com o selo dourado, destinado exclusivamente para negócios. As marcas que optarem por não pagar a taxa vão perder a verificação. Além do valor da assinatura, o Twitter cobrará US$ 50 por cada “crachá” adicionado ao perfil de contas afiliadas. (Olhar Digital)

A consultoria Innisfree M&A Incorporated processa o Twitter na Suprema Corte do estado de Nova York para reaver cerca de US$ 1,9 milhão. A empresa afirma que o valor é referente a contas não pagas pela plataforma depois de ter assessorado a rede social em sua aquisição por Elon Musk no ano passado. O Twitter já responde a outro processo por não-pagamento: uma empresa britânica cobra suposto aluguel não pago em sua sede em Londres. (Época Negócios)

O Twitter começará a compartilhar a receita de anúncios que aparecem em respostas de 'threads' com alguns de seus criadores de conteúdo. O usuário deve ser um assinante do 'Blue Verified'. Ainda não há detalhes sobre a parcela dessa receita. (Época Negócios)

facebooktwitterwhatsapp

O Google planeja lançar nova ferramenta de IA para enriquecer os recursos de pesquisa da plataforma. As mudanças devem ser disponibilizadas gradualmente sendo semelhantes ao LaMDA, modelo já desenvolvido pelo Google. Enquanto isso, a big tech fez uma série de perguntas ao ChatGPT e, com base nas respostas, informou que a inteligência artificial poderia ser contratada como engenheiro nível três, com salário anual bruto de R$ 942.779,40. Já a LaMDA também foi testada, mas o resultado não foi divulgado. (Época Negócios e Olhar Digital)

Um juiz da Colômbia resolveu caso sobre o direito à saúde de uma criança autista com a ajuda do robô ChatGPT, algo inédito no país. A sentença, datada de 30 de janeiro, decide sobre o pedido de uma mãe para que seu filho autista seja isento do pagamento de consultas médicas, terapias e transporte até os centros de saúde, uma vez que a família não conta com recursos financeiros para isso. (g1)

facebooktwitterwhatsapp

No final do ano passado, lançamos o Cá Entre Nós, programa onde Flávia Tavares analisa o cenário político. Em janeiro, saiu o No Detalhe, com microdocumentários explicando assuntos diversos. Já está acompanhando esses dois novos campeões de audiência? Então cola lá no canal, clica no sininho e aguarde que logo, logo, tem programa novo no ar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia