Lessa destaca políticas públicas de inclusão social para pessoas com deficiência


“Promover a inclusão social é uma das bandeiras do nosso mandato, para cuidar das pessoas”. A afirmação é do deputado estadual Delegado Lessa, candidato à reeleição, em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou no último domingo (21). Lessa reforçou políticas públicas com o objetivo de assegurar o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.

Fazendo um balanço das ações, ele é autor da Lei Estadual nº 16.731/2020, que estabelece a terceira semana de agosto como Semana de Conscientização da Atrofia Muscular Espinal (AME). Integrando inclusão e segurança pública, o deputado ainda sugeriu a criação da 1ª Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência do estado de Pernambuco, através da indicação nº 009559/2022.

Lessa também apresentou o Projeto de Lei nº 2333/2021, que dispõe acerca da obrigatoriedade de rampa de acesso, plataforma elevatória ou equipamento com tecnologia equivalente, nos ônibus intermunicipais que circulam em Pernambuco.

O parlamentar propôs ao Governo do Estado para implementar um protocolo de laudos médicos de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com prazos indeterminados, auxiliando as famílias a destravar questões burocráticas. Lessa também solicitou ao Estado para assegurar a gratuidade da emissão da 2ª via do documento de identidade às pessoas diagnosticadas com TEA.

Além das ações parlamentares, Lessa prioriza o diálogo com entidades representativas desta parcela da população. Entre elas, o grupo Mães em Ação, em Bezerros; o Centro Camociense de Apoio às Pessoas com Deficiência (Cecaped), em Camocim de São Félix; e a Associação Mundo Azul, em Caruaru.

Foto: Roberto Soares/Alepe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia