Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou abertura do Outubro Rosa com marcação de exames e rodas de conversa

Ação foi feita com a parceria das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social


No último dia 8 de Outubro, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe deu início aos trabalhos em prol do Outubro Rosa, mês dedicado a importância e aos cuidados da mulher em relação ao câncer de mama. O evento de abertura ocorreu na Avenida 29 de Dezembro, onde as cidadãs puderam marcar mamografias e também participar de rodas de conversa sobre a importância do exame.

A Coordenadora da Mulher Guedeline Lima destacou a importância da conscientização sobre o exame da mama. "É importante discutirmos como a violência contra a mulher interfere na saúde da mulher, que acaba sofrendo um trauma tão grande que deixa de se cuidar. Portanto, as ações do Centro de Referência da Mulher e da Secretaria de Saúde estão intimamente ligadas. Tivemos atividades para idosos, marcação de exames e palestras tanto falando da prevenção como também da importância do combate a violência doméstica", disse.

Guedeline Lima, Fábio Aragão, Ivone Aragão e Lívia Borba

No decorrer do mês de Outubro, o Centro de Referência realizará diversas ações de conscientização nas Unidades de Saúde do município. "Isso tudo também será uma preparação para o próximo mês, onde teremos os 16 dias de Ativismo. Portanto, este mês é um "esquenta" para realizarmos mais ações e para isso contamos com o apoio constante da Gestão Fábio Aragão e da Secretária Ivone Aragão", destacou Guedeline.

"Foi uma honra trazer minhas alunas do primeiro ano para um momento tão rico e relevante para as mulheres. Agradeço o convite de estar aqui e podendo ver esse leque de profissionais num mês tão destacado", disse a Professora Alice Gomes, do EREM Luiz Alves. "Acho importante que nós mulheres tenhamos palestras como as de hoje. Às vezes não temos a oportunidade de aprender isso em casa, e ficamos naquela curiosidade. Então, mesmo na Escola ou num Posto é relevante termos eventos como esse, e eu aprendi muita coisa hoje", frisou a aluna Rayssa.


As ações do Outubro Rosa seguem durante o mês, com os exames de Mamografia sendo marcados em todos os postos de saúde do município, que também receberão materiais de conscientização do Centro de Referência da Mulher.










Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia