Em iniciativa inédita, agentes de viagens se juntam a empreendedores do Turismo Criativo para diversificar a oferta turística e fortalecer o segmento em Pernambuco

Rodada de Negócios do Turismo Criativo acontece nos dias 16 e 18 de março, fruto das articulações empreendidas pela Câmara Setorial de Turismo de Pernambuco por meio da AD Diper, ABAV PE, RECIFE CONVENTION e RECRIA

A Câmara Setorial de Turismo de Pernambuco, secretariada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) realiza, nesta terça-feira (16/3) e quinta-feira (18/3), das 14h às 16h, a 1ª Rodada de Negócios do Turismo Criativo. O encontro será realizado de forma remota e reunirá 17 iniciativas de Turismo Criativo de Pernambuco a 30 agências de viagens de Turismo Convencional ligadas a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-PE), além da equipe técnica da AD Diper, do RECRIA, do Instituto Brasil Convention & Visitors Bureau Recife C&VB e da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Pernambuco (ABAV PE).

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Turismo, Simão Teixeira, trata-se de uma iniciativa inédita no país. “queremos aproximar de forma sistematizada e proativa o mercado tradicional das agências de viagens com as pequenas iniciativas de turismo criativo, que - de outra forma - não teriam acesso a esses clientes. É um esforço que visa aprimorar o mercado turístico do Estado numa perspectiva mais diversa, criativa, autoral e inovadora”, reforça.

O turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19, como demonstrado por dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Entre março e agosto do ano passado, 49,9 mil empresas de serviços turísticos fecharam as portas no Brasil, com prejuízo estimado em R$ 160 bilhões em 2020 e 2021, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas. “Diante desse cenário de pandemia, as empresas têm buscado se reinventar e se adequar às novas tendências do novo mercado. As Agências de Viagens com as limitações de deslocações sobretudo internacionais tiveram que procurar novos produtos para oferecer aos seus clientes, tendo encontrado nas atividades do chamado Turismo Criativo uma alternativa de grande potencial. Atividades em pequenos grupos, que favoreçam atividades ao ar livre e que estejam acessíveis em destinos próximos ao local de residência, além das medidas de proteção sanitária, são as apostas para a retoma dos dois setores”, explica Simão.

Apresentado como uma forma de viajar motivada pelo desejo do viajante em aprender algo peculiar sobre o local visitado, mediado por um anfitrião local (pessoa que vive no seu cotidiano uma atividade criativa/cultural singular), o turismo criativo se apresenta como plataforma que oferece atividades alinhadas com essas novas tendências.

A matéria-prima do Turismo Criativo são as pessoas, sua cultura e saberes, o que proporciona alta capacidade de inovação e adaptação. A cada visita uma nova experiência se configura, realizada em pequenos grupos e no espaço privado do anfitrião, como a casa, a cozinha, o atelier ou o terreiro, o que reforça o distanciamento social e segurança sanitária.
“O evento trará grandes possibilidades de conhecimentos e negócios entre as agências de viagens e o Turismo Criativo, resultando na valorização do turismo do estado”, diz Marcelo Waked, presidente da ABAV-PE.

A cofundadora e conselheira da RECRIA, Larissa Almeida, acredita que só há crescimento na diversidade, e explica: “Estamos fazendo história ao unir o turismo criativo às iniciativas tradicionais, promovendo um ambiente mais plural e potente. O turismo criativo além de um segmento é uma plataforma de desenvolvimento territorial, tenho certeza de que as parcerias surgidas desse encontro irão melhorar o ambiente e contribuir para a sustentabilidade do setor”.

Serviço:
1ª ETAPA:
Data: 16/Março
Horário: 14h às 16h

2ª ETAPA
Data: 18/Março
Horário: 14h às 18h

Local: Cada fornecedor terá sua sala no Google Meet - meet.google.com/

Contatos:
Simão Teixeira – Coordenador da Câmara Setorial de PE - 81 982908888
Marcelo Waked – Presidente da ABAV PE – 81 999177951
Larissa Almeida – Conselheira da RECRIA – 81 988385360

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia