RMR, Zona da Mata e região de Caruaru avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19


Parques de diversões voltam a funcionar e eventos corporativos, culturais e sociais terão capacidade de público aumentada

 

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, autorizou o avanço de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (12.10), feriado de Nossa Senhora  Aparecida, a Região Metropolitana do Recife, as Matas Norte e Sul e parte do Agreste - na regional com sede em Caruaru - poderão reabrir parques de diversões, além de aumentar a capacidade de público de cinemas e teatros. O anúncio vale para as Geres I, II, III, IV e XII e foi feito em coletiva de imprensa online transmitida pelo YouTube. Na sexta-feira (9), estarão liberadas atividades em clubes sociais e o futebol society e afins para todo o Estado.

 

A Etapa 10 do Plano de Convivência marca, ainda, a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Os eventos só podem ocorrer dentro de um limite de horário, que vai das 6h até a meia-noite.

 

Os parques de diversões, temáticos e similares poderão voltar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de um metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Além disso, será obrigatória a higienização de todos os equipamentos após a utilização.

 

Os cinemas e os teatros também poderão ampliar a capacidade de lotação para 50%. A partir da próxima semana, também estarão autorizados a venda e o consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cinco Geres que avançarão para a Etapa 10. “Obedecer aos protocolos é o que tem permitido fazer avanços no Estado sem que os números voltem a crescer”, disse Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

 

AVANÇOS NO INTERIOR - Também a partir da próxima segunda-feira, as Geres IX e X, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, avançam para a Etapa 9. Ao todo, 23 municípios poderão ampliar os horários de funcionamento dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, que terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas e passarão a operar das 6h até a meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%.

 

Essas cidades também poderão reabrir cinemas e teatros sob novos protocolos, já com a autorização de venda e consumo de alimentos, além de realizar eventos culturais e sociais para até 100 pessoas ou preenchendo 30% da capacidade dos espaços (o que for menor). A realização de eventos corporativos já estava autorizada para todo o Estado.

 

COMÉRCIO DE RUA - Em diálogo contínuo com os setores produtivos, foram promovidas novas alterações para o comércio de rua, que está autorizado a funcionar desde meados de junho deste ano, sob novos protocolos de distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação.

 

Os varejistas de todo o Estado poderão, também a partir da próxima segunda-feira (12), manter seus estabelecimentos abertos até a meia-noite. Além disso, os estabelecimentos comerciais poderão aumentar a capacidade de atendimento. Agora, as lojas poderão receber um cliente para cada cinco metros quadrados de área.

 

Os protocolos dos setores já autorizados a voltar estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção Convivência. Já o status de cada município, dentro do plano, também pode ser conferido no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco: www.sdec.pe.gov.br.

 

INDICADORES – Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo ressaltou que, na análise da última semana epidemiológica 40, todos os indicadores da Covid-19 estão com tendência de queda. “Isso nos dá a possibilidade de seguir nas medidas de abertura do Plano de Convivência. Ao todo, na semana passada, foram notificados 675 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto casos suspeitos da Covid-19, uma redução de 14,2% em comparação à Semana Epidemiológica 38. E esta mesma tendência ocorreu com os óbitos por Srag, onde tivemos uma redução de 40,1% na comparação dos 15 dias”, afirmou.

 

O secretário ressaltou, no entanto, que para a continuidade destes indicadores e para que os avanços do Plano de Convivência continuem ocorrendo, é preciso compreensão da sociedade com a adoção dos cuidados. “Esses indicadores positivos não nos permitem romper com o distanciamento social e abrir mão do uso de máscara e dos novos protocolos de convivência. Esses números são reflexos de nossas atitudes até agora. Por isso, aproveito este momento para pedir um chamado à consciência de todos: já que este próximo final de semana será prolongado, por causa do feriado, é preciso que cada um seja agente de proteção”, recomendou André Longo, que complementou sua fala com orientações à população.

 

“O fato de não termos tido aumento de casos após o feriado de sete de setembro não nos autoriza a sermos displicentes no próximo feriado. Lavar as mãos com frequência, usar a máscara corretamente e cumprir o distanciamento social, evitando aglomerações, é uma questão de compromisso com a vida e uma demonstração de cuidado com a saúde de todos”, completou o secretário.

 

Confira o status das 12 Geres na semana que se inicia no dia 12 de outubro:

 

I GERES (Etapa 10) – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

 

II GERES (Etapa 10) - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

 

III GERES (Etapa 10) - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

 

IV GERES (Etapa 10) - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

 

V GERES (Etapa 9) - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

VI GERES (Etapa 9) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

 

VII GERES (Etapa 9) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

 

VIII GERES (Etapa 9) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

 

IX GERES (Etapa 9) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

 

X GERES (Etapa 9) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

 

XI GERES (Etapa 9) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

 

XII GERES (Etapa 10) - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timba.


Foto: Ashlley Melo/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia