PF deflagra operação contra grupo acusado de fraudar auxílio emergencial

Suspeitos, que também fraudavam outros programas sociais, contavam com a ajuda de funcionários públicos
 com acesso ao Cadastro Único

Por Agência O Globo

Divulgação / PF
Polícia Federal cumpre mandados contra um dos acusados na operação

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (8) cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra um grupo suspeito de realizar fraudes no saque do auxílio emergencial . De acordo com a corporação, a quadrilha teria se apropriado de pelo menos 45 auxílios emergenciais.

Leia também
Segundo a Polícia Federal , o esquema funcionava com a participação de funcionários públicos com acesso ao Cadastro Único, sistema de dados com informações dos beneficiários do programa. O grupo alterava os dados de pessoas de baixa renda no sistema, principalmente os nomes das mães e os endereços.

De posse dessas informações, os suspeitos ligavam para o canal de atendimento da Caixa e solicitavam o encaminhamento dos cartões para os endereços fictícios e em comum cadastrados pelos agentes públicos cooptados.

Na posse dos cartões desviados, os membros da associação telefonavam para a URA da Caixa Econômica Federal e realizavam o pré-cadastramento de suas senhas.

"Posteriormente, os membros dessa associação se dirigiam a uma lotérica situada na Zona Sul e efetivavam a confirmação daquelas senhas, com o auxílio de uma funcionária do estabelecimento, que recebia cerca de R$ 30,00 por senha confirmada", afirmou a Polícia Federal.

O grupo executava os saques em diversas agências bancárias no exato dia e na primeira hora em que eram liberados. Segundo a PF, o grupo também atuava em fraudes em diversos programas sociais há cerca de quatro anos. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo/SP.

Os investigados irão responder por furto qualificado e associação criminosa, podendo pegar até 11 anos de prisão, de acordo com a Polícia Federal. A operação foi denominada Parasitas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia