CATADORES APREENSIVOS COM MUDANÇAS NO LIXÃO PROCURAM MINISTÉRIO PÚBLICO

Reunião entre os catadores, representantes da prefeitura 
e os promotores públicos/03.fev.2020

Santa Cruz do Capibaribe - O lixo recolhido pela prefeitura na Terra das Confecções está sendo levado, desde o último sábado (01), para um aterro sanitário localizado em Caruaru. O motivo, segundo o Secretário Flávio Dunda, é para que seja feita uma adequação no lixão do município para que ele volte a ser aterro sanitário, nos moldes que funcionou até o ano de 2012. 

Sentindo-se diretamente afetados, os catadores de lixo procuraram o Ministério Público e pediram ajuda, pois "eles tiram o sustento de suas famílias daquele lixão". 

"Desde o último sábado que o lixo não está vindo mais para cá (lixão) e nós procuramos o promotor para que ele faça alguma coisa por nós. Estamos aqui parados e precisamos de uma solução. É daqui que tiramos nosso sustento e de nossas famílias. São quase cem catadores nesse lixão. Muitas promessas foram feitas pela gestão municipal, entre elas a criação de uma cooperativa, mas até agora nada. Esperamos que o promotor resolva essa questão", falou a catadora Gorete Araujo.

O Promotor Jefson Romaniuc recebeu os catadores na tarde desta segunda-feira e detalhou que a requalificação faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei esta aprovada em 2010 determinando que todos os lixões do país devem ser fechados e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados. Ele ressaltou que os catadores precisam de auxílio enquanto essas mudanças no lixão de Santa Cruz estão sendo implementadas e ficou acordado com o Secretário Municipal Flávio Dunda alguns pontos que devem ser observados, entre eles uma ajuda para os catadores e também a inclusão dos mesmos na associação dos catadores de recicláveis.

LIXÃO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia