Postagens

Mostrando postagens de Novembro 14, 2019

Pretos ou pardos estão mais escolarizados, mas desigualdade em relação aos brancos permanece

Imagem
Estatísticas Sociais IBGE

Em 2018, no Brasil, os pretos ou pardos passaram a ser 50,3% dos estudantes de ensino superior da rede pública, porém, como formavam a maioria da população (55,8%), permaneceram sub-representados.
Além disso, entre a população preta ou parda de 18 a 24 anos que estudava, o percentual cursando ensino superior aumentou de 2016 (50,5%) para 2018 (55,6%), mas ainda ficou abaixo do percentual de brancos da mesma faixa etária (78,8%).
Nesse mesmo período, o percentual de jovens de 18 a 24 anos pretos ou pardos com menos de 11 anos de estudo e que não frequentava escola caiu de 2016 (30,8%) para 2018 (28,8%). Esse indicador era de 17,4% entre os brancos, em 2018.
No mercado de trabalho, os pretos ou pardos representavam 64,2% da população desocupada e 66,1% da população subutilizada. E, enquanto 34,6% dos trabalhadores brancos estavam em ocupações informais, entre os pretos ou pardos esse percentual era de 47,3%.
O rendimento médio mensal das pessoas brancas ocupadas…

Fernando Aragão participa do Dia Municipal de Combate ao Diabetes

Imagem
Santa Cruz do Capibaribe - Fernando Aragão participou nesta quinta-feira (14), na Câmara de Vereadores, do DIA MUNICIPAL DE COMBATE AO DIABETES. O evento organizado pelo Vereador Ronaldo Pacas está em sua sétima edição e contou com palestras, testes de glicemia, aferição de pressão e diversos outros serviços. TUDO GRATUITO. "Tudo que vimos aqui hoje é de uma importância enorme. O Vereador Ronaldo Pacas e sua equipe estão de parabéns. A cada ano oferecendo serviços de qualidade à população e tudo de forma gratuita. Sabemos que a melhor forma de cuidar da saúde é fazendo a prevenção. A informação também faz parte desse contexto e venho todos os anos participar e dar meu testemunho. É possível conviver com o diabetes, basta que tenhamos hábitos saudáveis e sigamos corretamente as indicações médicas", falou Fernando.

Caixa recua em ameaça de aumentar carga horária de empregados

Imagem
FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Vicente Nunes Correio Braziliense
Depois de causar furor entre seus funcionários ao divulgar, na tarde de quarta-feira (14/11), um comunicado interno informando que estudava ampliar a jornada de trabalho de todos os funcionários para oito horas diárias, a Caixa Econômica Federal voltou atrás.
A direção do banco, liderada por Pedro Guimarães, foi informada de que a medida provocaria uma chuva de ações na Justiça, já que os empregados são concursados e, nos editais das seleções, estava especificada a jornada de trabalho. Seria confusão demais para o banco.
Integrantes da Caixa afirmam que o recuo é um forte sinal de como o comando da Caixa tem agido de forma precipitada, preocupado apenas em mostrar serviços para o o Palácio do Planalto. A decisão da ampliação da jornada veio três dias depois da edição da Medida Provisória 905, que amplia a reforma trabalhista e corta uma série de direitos dos trabalhadores.
Pelo informe do banco, somente os caixas contin…

Edilson Tavares é selecionado entre mais de 7 mil inscritos para integrar RAPS

Imagem
O Prefeito de Toritama Edilson Tavares de Lima (MDB) faz parte da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Ele foi selecionado e agora integra a organização, cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da democracia brasileira, reunindo lideranças comprometidas com a ética, a transparência e a sustentabilidade. Para 2020, a Rede contou com 7.030 inscrições, o triplo de interessados de 2018 e o dobro de 2019. Ao todo, foram selecionados 99 lideranças, de 21 partidos políticos diferentes e 25 unidades da federação.
“Estou muito feliz com mais essa conquista. A RAPS, é uma organização suprapartidária que reúne pessoas de diferentes visões de mundo e ideologias, mas que estão ligadas pelo desejo comum de construir um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e com respeito aos recursos naturais" Destacou Edilson. Para integrar a RAPS é preciso, entre outros critérios, ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em partici…

No primeira dia de reforma da Previdência, INSS enfrenta crises no atendimento

Imagem
Por Brasil Econômico 
Site, aplicativo e central de atendimento por telefone oferecem instabilidade e informações desatualizadas sobre as mudanças
Agência Brasil Alterada durante pouco mais de oito meses, reforma da  Previdência foi aprovada no último dia 13
Publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (13) as novas regras da Previdência já começaram a valer no Brasil. As centrais de atendimento do INSS , porém, ainda não estão adaptadas à mudança e enfrentam crises nesta quinta-feira. Tanto a plataforma virtual Meu INSS quanto o atendimento por telefone divulgam regras desatualizadas para obtenção dos benefícios.
Com enorme fluxo de acesso nesta manhã, o Meu INSS - recurso virtual que também possui um aplicativo com a mesma funcionalidade - é a plataforma que oferece informações rápidas sobre a Previdência e tem como principal ferramenta a “Simulação de Aposentadoria ”, que leva em conta a situação de cada trabalhador e estima o tempo que falta para se aposentar. 
Lei…

Câmara convida população para audiência pública de apresentação do Projeto de Lei que regulamenta e cria os bairros do município

Imagem
Trabalho da Comissão dos Novos Bairros visa organizar, nominar e regularizar todos os bairros
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizará audiência pública para apresentação do trabalho da Comissão Especial Temporária para Analisar e Discutir a Criação de Novos Bairros no município. A comissão que é presidida pelo vereador Zé Minhoca e tem Irmão Val, Carlinhos da Cohab e Capilé da Palestina como membros realizou um longo trabalho de identificação e geolocalização das comunidades do município, com intuito de organizar e criar os bairros através de Projeto de Lei, garantindo a regulamentação por Lei Municipal.
A participação popular é muito importante nessa etapa do trabalho realizado pela comissão. Para garantir o engajamento popular, a Câmara promoverá audiência pública para apresentar e discutir o tema no dia 20 de novembro, às 9 horas da manhã, com transmissão ao vivo pela página da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe no Facebook.

Palavras que edificam

Imagem
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11
Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescentam. Hebreus 10:16.
Quando o Senhor deu a lei ao povo hebreu, Ele o fez através de duas tabuas feitas de pedras, também ordenou a Moisés que escrevesse tudo o que concernia ao tabernáculo e também a lei moral, bem como a lei civil. Esses documentos eram copiados ano após ano, para que se perpetuasse o escrito e assim chegasse as gerações futuras. Os responsáveis por essas cópias eram os escribas. Mas havia uma promessa: E as escreverei em seus entendimentos. Não era uma questão de estudar e decorar as passagens bíblicas, agora essas palavras estariam dentro do coração de cada um. Não tinham como as esquecer. Essa é  uma promessa que tem se cumprido muito  em nossos dias, Deus escreve suas palavras em nossos corações e para onde formos , ela nos acompanhará. G…