CONDEPE/FIDEM DIVULGA BOLETIM COM DADOS CRIMINAIS DO 2º SEMESTRE DE 2019

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou nesta semana o Boletim Trimestral da Conjuntura Criminal em Pernambuco referente ao 2º trimestre deste ano. O documento esboça o perfil da criminalidade violenta em Pernambuco entre os meses de janeiro a junho efetuando a comparação com igual período do ano anterior. Também traz dados de crimes violentos letais e intencionais - CVLI, referentes aos dois últimos períodos de vigência do Pacto pela Vida.

Entre os dados apresentados no boletim, está registrado que, no segundo semestre desse ano, a criminalidade violenta em Pernambuco voltou a experimentar um período de retração, se comparada ao mesmo período do ano passado (-37 casos de CVLI). A queda foi maior ainda com relação aos números registrados no segundo trimestre de 2019, comparado a igual período do ano anterior (-188 casos). Em consequência, o indicador da criminalidade violenta no Estado recuou 18,88%, caindo de 10,91 para 8,85 por 100 mil habitantes.
Em seu volume 12 (número 2), a edição mostra duas tabelas, sendo a primeira com o número de vítimas de homicídios decorrentes de intervenção policial (mortes por enfrentamento com as polícias civil e militar) e a segunda com o total de policiais vítimas de CVLI (são policiais mortos em serviço ou fora dele). No anexo, foi incorporado o demonstrativo dos dados de vítimas de enfrentamento com a polícia, contendo algumas características das pessoas vitimadas por policiais no exercício da profissão.
O trabalho é realizado em parceria entre a Agência Condepe/Fidem, a Superintendência de Gestão e Análise Criminal e Estatística (GACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para a presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, a ação representa a continuidade do compromisso assumido pelo Governo do Estado de divulgar informações sobre a situação da violência em nível estadual, assegurando os princípios básicos de fidedignidade e comparabilidade dos dados, além de garantir a acessibilidade à informação com qualidade a todo cidadão pernambucano.
Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, a sistemática de divulgação de indicadores sobre segurança pública, através do Boletim Trimestral, é pautada por critérios científicos de tratamento da informação que observam as orientações técnicas do Sistema Nacional de Estatística. O diretor comentou que as informações subsidiam estudos de vários segmentos, possibilitando análises em um contexto real, sobre um tema que tem mobilizado toda a sociedade brasileira.
Os interessados podem acessar o documento no site da entidade - 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia