'Tudo está queimando': o que se sabe sobre o incêndio que consumiu a catedral de Notre-Dame, em Paris

Ainda não há confirmação sobre as causas do acidente, mas a polícia de Paris afirmou que ele começou acidentalmente

Observados de longe por milhares de turistas e parisienses chocados, os bombeiros de Paris tentam conter o violento incêndio que atinge a catedral de Notre-Dame em Paris desde as 13h50 da tarde (horário local) desta terça-feira.

"Tudo está queimando", disse o porta-voz da catedral, André Finot , à agência de notícias France-Presse. "A estrutura da cúpula, que em parte é do século 19 e em parte do século 13... Não vai sobrar nada dela."

Bombeiros tentam conter as chamas na catedral de Notre-Dame
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Centenas de bombeiros tentam controlar as chamas, que rapidamente tomaram conta da cúpula da igreja e destruíram a agulha de uma das torres - a agulha em espiral desabou algumas horas após o início do incêndio.

O fogo já chegou às torres da frente, que contêm os sinos; e a fumaça gerada pelo incêndio se espalhou pela capital francesa.

Estrutura em restauração

Ainda não há confirmação sobre as causas do acidente, mas a polícia de Paris afirmou que o fogo pode estar ligado aos trabalhos de restauração da catedral.

O prédio estava sendo restaurado desde o ano passado, quando a Igreja Católica da França fez um apelo por financiamento para salvar a estrutura, que estava com diversos problemas.

Com mais de 850 anos, a igreja de estilo gótico é o monumento histórico mais visitado da Europa, segundo o jornal francês Le Monde.

A catedral é visitada por milhões de pessoas todos os anos
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Os bombeiros bloquearam um perímetro de segurança ao redor do local e os prédios em volta foram evacuados. Até o momento, as autoridades francesas não registraram nenhuma morte ou ferimento causado pelo fogo.

Fora do perímetro de segurança, milhares de pessoas observavam a tragédia. Algumas choravam, outras cantavam hinos e muitas filmavam o desastre com seus celulares.

Fogo consumiu completamente a estrutura de madeira da catedral; 
obras de restauração estavam em andamento desde o ano passado
Foto: EPA / BBC News Brasil

O serviços de emergência também tentavam salvar obras de arte e outros itens de dentro do prédio.

"Há muitas obras de arte lá dentro. É uma verdadeira tragédia", disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

O presidente francês, Emmanuel Macron, foi visitar o local no início da noite. No Twitter, ele disse que pensava "na dor de toda uma nação" e que seus pensamentos estavam com todos os católicos e franceses. "Assim como todos os meus compatriotas, estou triste essa noite de ver essa parte de nós queimar".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara