Andando sobre o mar, por Dario Gomes*


Mateus 14.22-34.
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. E, tendo passado para o outro lado, chegaram à terra de Genesaré. (Mateus 14:22-34)

Com certeza um dos mais sublimes milagres de Cristo foi o de andar sobre as águas. Está escrito no Evangelho conforme escreveu o Evangelista Mateus: - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. (Mateus 14:25). Já passava das três da manhã e, de repente, um vulto aparece em meio ao mar, era Jesus que suavemente caminhava sobre as águas. 

Em toda sua vida terrena Jesus mostrou uma íntima comunhão com o Pai, glorificava-o e era por este glorificado. Jesus disse que as obras que Ele fazia não as fazia de si mesmo , mas o Pai que nEle estava operava todas as coisas. - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. (João 14:10). O motivo era que Jesus estava como homem e como tal teria que ser vencedor, teria de manter uma estreita comunhão com o Pai e mostrar-nos que, se mantivermos comunhão com Ele faremos as mesmas obras ou ainda até maiores que as que Ele operou. - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João 14:12).

Logo após o milagre de andar sobre as águas, Jesus é intimado por um de seus apóstolos, Pedro, a fim de que se fosse Ele mesmo também o fizesse andar e logo em seguida Jesus o convidou para vir ter com ele sobre as águas e Pedro foi. Porém as ondas colocaram medo ao coração de Pedro e este começou a afundar, foi nesse momento que Jesus socorre-o e o restaura colocando-o de volta ao barco.

Essa é uma prova de que, para a fé não há limites, se crermos verdadeiramente poderemos fazer coisas grandes porque quem as fará é o Pai que conosco está. Nunca devemos confundir “fé” com “afirmação positiva”, enquanto a fé crê em um Deus que pode tudo fazer, a afirmação positiva relaciona-se a própria capacidade humana de acreditar em si e no que se pode fazer. A fé busca um milagre vindo de um Ser Celestial, independentemente da hora, circunstância, local ou condição humana. A Afirmação positiva crê na capacidade de superação humana sem desistir de seu alvo. A diferença entre as duas é muito grande e , com certeza, a fé tem muito mais vantagem que a afirmação positiva.

Pela afirmação positiva nunca Pedro caminharia sobre as águas, mas pela fé isso foi possível. A Palavra de Deus afirma:. - Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Salmos 27:14.

Aquele que tem fé sempre estará animado, pois seu coração é fortalecido no Senhor e no Senhor é possível até andar sobre águas.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito – PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia