Sonhos, por Dário Gomes*

Teve José um sonho. (Gênesis 37:5)

Imagem (Gentemais.com) 

Sonho: 1. Ato ou efeito de sonhar, 2. Conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono.

Todos sonhamos, uns mais outros menos, alguns sonhos são confusos, outros são sem lógica, e ainda há os que são uma realidade, a verdade é que sonhamos sem podermos interferir na condução do sonho.

O sonho pode ser uma revelação divina ou um fruto de nossa imaginação ou uma fantasia gerada no mais íntimo de nosso subconsciente, seja qual a procedência, sempre ficamos a pensar oque aquilo significa.

Porem, existem outros sonhos, aqueles que sonhamos acordados, são os anseios, os desejos, os projetos e todos nós os temos.

Os sonhos estão ligados ao ser humano, é comum termos nossos próprios projetos e fazermos nossos planos, mas não é somente pelo fato de ter sonhos que estes acontecerão, é necessário agirmos para que estes se tornem uma realidade em nossas vidas.

Certa vez, em viagem, passamos por uma fazenda, nela havia um enorme casarão que era todo rodeado por varandas, nas varandas havia redes estendidas, e um certo moço, que conosco estava, suspirou dizendo: É meu sonho de consumo! Queria ter uma aposentadoria, ter uma casa dessas e uma rede pra descansar. Eu não aguentei ficar calado diante do quadro e lhe respondi: Se você quer tudo aquilo, então corra atrás de seu sonho, estude, trabalhe, dedique-se. 

Essas coisas não acontecem de um dia para o outro, é preciso lutar, é necessário fazer com que estas coisas venham a acontecer. 

Não confundamos sonhos com inveja, A inveja é a incapacidade de lutar pelos sonhos e muitos têm caído porque, ao verem alguém sendo próspero, ficam dizendo para si mesmo: Porque ele tem e eu não tenho, às vezes esse sentimento é tão forte que causa inconformismo a ponto de se atentar contra a vida de outrem.

Sonhar é algo bem diferente. O sonhador procura se enquadrar dentro de seu objetivo, é lutador, tem convicção, sabe que as coisas podem até demorar, contudo continua no seu firme propósito, não se deixa abater ante as dificuldades. Sabe que alcançará seus objetivos.

Os sonhos que José teve foram revelações divinas, mas era necessário que José cooperasse para que os mesmos viessem a acontecer, sua dignidade, sua dedicação, sua fidelidade, seu caráter, sua credibilidade, foram ferramentas indispensáveis que Deus utilizou afim de cumprir na vida de José todos os seus desígnios. O fazer acontecer só dependia da vontade de Deus, mas as condições para Deus fazer acontecer dependiam de José. Os planos, projetos e sonhos que Deus nos dá, só acontecerão se Deus tiver terreno propício para que eles aconteçam. Se sairmos de seus planos estaremos vulneráveis as nossas próprias sortes.

Não importam quais sejam teus sonhos, lute por eles e nunca desista.

Um problema que muitos enfrentam é não saber esperar pelo tempo e querem que as coisas aconteçam como num passe de mágica e ficam frustrados quando aquilo que desejam não acontece naquele mesmo ano. É preciso paciência, mas paciência não é demência. Paciencia éa qualidade daquele que sabe esperar com tranquilidade, sem empurrar, sem usar de subterfúgios, sem passar por cima dos outros, ter paciência é ter tranquilidade no esperar, é ter confiança e acima de tudo fé.

E aí como estão os teus sonhos? 

Lembre-se: Um homem que não sonha mais, está esperando tão somente o dia de seu sepultamento, porque o homem que não sonha, está morto.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista e atual gestor da Assembleia de Deus em São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia