OAB Pernambuco lança Residência Jurídica para novos advogados e advogadas


Em solenidade que reuniu mais de 1,5 mil pessoas, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, lançou na tarde dessa segunda-feira (09) o Programa Residência Jurídica, desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) como forma de qualificação para os profissionais da categoria com até cinco anos de inscrição na Ordem. A proposta da especialização é que os novos advogados e advogadas adquiram experiência prática e tenham acesso a conteúdos relevantes não contemplados especificamente no programa curricular do curso de Direito.

A apresentação da novidade ocorreu durante o Compromisso Legal da OAB-PE, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no qual participaram cerca de 560 jurandos e jurandas. “Por iniciativa da OAB Pernambuco, a Residência Jurídica é uma oportunidade para aqueles colegas que não tiveram a vivência prática alcançarem o aprofundamento no exercício profissional. Hoje, de maneira efetiva, passamos a oferecer algo verdadeiramente inovador: a possibilidade de uma imersão supervisionada na advocacia”, ressaltou Ronnie Duarte.

O entusiasmo do presidente da OAB-PE foi compartilhado pelo presidente da ESA-PE, Carlos Neves. Ele destacou o caráter inovador e o compromisso da Escola com a qualificação dos profissionais recém-introduzidos no mercado. “A Residência Jurídica é também uma excelente oportunidade para os jovens advogados e advogadas, que estudarão disciplinas não presentes no bacharelado em Direito, mas essenciais para a atuação na advocacia. O diferencial é que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas nos escritórios participantes da ação”, enfatizou.


De acordo com Carlos Neves, outro aspecto que sobressai no novo programa da ESA-PE é o acompanhamento dos alunos e alunas por tutores indicados. A supervisão faz parte da metodologia de ensino, que envolve tanto aulas expositivas com suporte de equipamentos audiovisuais como parte prática. 

As inscrições para residentes e escritórios interessados serão feitas por meio de editais e estarão disponíveis até 9 de maio. A prova será no dia 12 de maio, com resultado previsto para o dia 22 do mesmo mês. As matrículas estarão abertas entre 23 e 31 de maio. As aulas teóricas serão ministradas no Recife, na Faculdade Nova Roma, nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã a partir do dia 1º de junho. A aula inaugural contará com o workshop Empreendendo na própria carreira. Mais informações estão disponíveis no endereço https://goo.gl/BkpJcc.

Mais - A turma que participou do Compromisso Legal dessa segunda-feira teve como paraninfo o docente universitário, pesquisador, parecerista e consultor jurídico João Maurício Adeodato. A mesa de honra, além dele e do presidente da OAB-PE Ronnie Duarte, foi composta pelo secretário geral Fernando Ribeiro Lins, a secretária geral adjunta Ana Luiza Mousinho, a diretora tesoureira Silvia Nogueira, o conselheiro federal Gustavo Ramiro, o presidente da ESA-PE Carlos Neves, o presidente da OAB Olinda Paulo Joviniano e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), Bruno Baptista.

Também compuseram o dispositivo de honra os conselheiros seccionais Claudio Alexandre Correia, Gustavo Freire e Ivo Tinô, a diretora acadêmica da ESA-PE e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Nova Roma Isabela Lessa Ribeiro. Completaram o espaço a representante dos jurandos, Laís Lucena. Os pais dos novos advogados e advogadas e acadêmicos e acadêmicas da OAB Pernambuco foram representados por Jefferson Calaça. A cerimônia contou também com uma apresentação do Coral Ariano Suassuna, formado por profissionais da advocacia inscritos na OAB-PE e regidos pelo maestro Marcelino Monte. Como parte do repertório foram executados os Hinos Nacional e de Pernambuco, entre outras composições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara