OAB-PE inaugura auditório com homenagem a Fernando Santa Cruz nesta segunda (02)


A Diretoria da OAB Pernambuco inaugura nesta segunda-feira (02), às 19h, o auditório da nova sede da instituição, na capital do estado. O espaço receberá o nome de Fernando Santa Cruz em homenagem ao desaparecido político recifense que virou símbolo da resistência à ditadura militar nos anos 1970. A indicação para o batismo do local foi ratificada por unanimidade no último dia 26 de março durante sessão do Conselho Pleno da instituição. O único filho do homenageado, Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB Rio de Janeiro, estará presente na solenidade, que será comandada por Ronnie Preuss Duarte, presidente da OAB-PE.

“O auditório é o espaço no qual a OAB Pernambuco recebe a sociedade para a discussão de temas caros à democracia e à cidadania. A escolha do nome de Fernando Santa Cruz é um tributo prestado pela instituição a todos aqueles que sucumbiram na luta pelo ideal democrático”, afirmou Ronnie Duarte

Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-PE, Marcelo Santa Cruz agradeceu a deferência concedida ao irmão Fernando. “A OAB Pernambuco marca em caráter definitivo seu compromisso público inarredável com os direitos humanos, com a memória, a verdade, a justiça e com a democracia quando a instituição, em ato cívico e de manifestada coragem política, articula e aprova entre seus pares a homenagem a um desaparecido forçado na ditadura militar colocando o nome de Fernando Santa Cruz no auditório da sua nova e belíssima sede”, afirmou.

A entrega do novo ambiente para a categoria e a sociedade em geral será marcada com a realização de uma palestra do ex-presidente da OAB-PE Octávio de Oliveira Lôbo. O advogado esteve à frente da entidade entre fevereiro de 1977 e janeiro de 1979. Especialista na área cível e comercial e com quase 40 anos dedicados à docência, ele fará um panorama do Brasil atual.

O Auditório Fernando Santa Cruz tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas sentadas, incluindo área para cadeirantes e poltronas para obesos. O local conta com tratamento acústico, climatização e modernos equipamentos de áudio digitais. A expectativa é que ele receba eventos como cursos, seminários, simpósios e audiências públicas, entre outras atividades ligadas à OAB Pernambuco.

Mais – A Assembleia Legislativa de Pernambuco concederá nesta terça-feira (03), às 18h, o título de cidadão pernambucano ao advogado Felipe Santa Cruz. A proposta da outorga foi do deputado estadual Rodrigo Novaes por meio da Resolução 1514/2018. A solenidade ocorrerá no Auditório Senador Sérgio Guerra no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, no Recife.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Sefaz apreende mercadorias chinesas em Santa Cruz do Capibaribe, no Polo de Confecções do Agreste

MENDONÇA FILHO VOLTA A SER ESCRACHADO: ‘XÔ, GOLPISTA’

Suspeitos de assalto a banco são mortos em tiroteio com PMs no Sertão

DIDA DE NAN X JÉSSYCA CAVALCANTI. MAIS UM NÓ PARA EDSON VIEIRA DESATAR.

EDUARDO DA FONTE ARTICULA CANDIDATURA DE CLEITON BARBOZA PARA DEPUTADO ESTADUAL