Na Alepe, aliado de Armando Monteiro cobra posição de Paulo Câmara sobre delações de João Carlos Lyra

´
Do Blog de Jamildo

O deputado Álvaro Porto (PTB), aliado do senador Armando Monteiro Neto, do mesmo partido, usou a delação do empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho ao Ministério Público Federal para cobrar, nesta terça-feira (17.04), um posicionamento do Palácio do Campo das Princesas. Ele reclamou do ‘silêncio’ do Governo do Estado diante do assunto.

“A seis meses das eleições os pernambucanos esperam um posicionamento do Governo e não o silêncio sobre o trabalho que a Polícia Federal tem feito no estado. Não dá para fazer de conta que nada está acontecendo”, destacou, em discurso, o petebista.

“Há indícios de desvios de recursos públicos por meio de supostos esquemas que envolveriam propinas, superfaturamentos, lavagem de dinheiro, empresas fantasmas e contas no exterior geram não só questionamentos na população. Este quadro exige de nós, deputados, uma atitude de cobrança de esclarecimentos e de posicionamento do governo”, disse, endossando a nota que a bancada de oposição emitiu no fim de semana cobrando posicionamento do governo.

“Muitas das denúncias envolvem o PSB, gestões do PSB, nomes do partido que estão no comando do governo do estado e da prefeitura do Recife, nomes que tiveram cargos nos governos socialistas e outros que mantiveram relações de diversas naturezas com o partido”.

“É sobre esse tipo de informação que se faz necessário se questionar. O cidadão pernambucano precisa saber se os recursos dos seus impostos estão viabilizando obras ou bancando eleições do PSB. Precisa saber se os péssimos serviços de saúde, a falta de medicamentos de uso contínuo, a insegurança, a piora no transporte público, a paralisação de obras decorrem de falta de capacidade de gestão, de pouco dinheiro ou de desvio de recursos públicos”, afirmou.

“Lyra era alguém que gozava de prestígio dentro do PSB. Era o dono do avião usado na campanha de 2014. E um empréstimo de avião por meses não é algo corriqueiro. Não por acaso ele é investigado nas operações Lava-Jato e Turbulência”, frisou.

No discurso, o deputado disse que João Caros Lyra se apresentou como operador do esquema e, por isso mesmo, deu detalhes como o dinheiro endereçado aos políticos chegava ao destino. O intermediário era o ex-presidente da Companhia Pernambucana de Gás, Aldo Guedes.

“Era alguém que tinha cargo de confiança e trânsito no governo socialista”.

Na delação, Lyra informou a existência de superfaturamento em obras com o Pier petroleiro, Orla de Jaboatão dos Guararapes, BR-101, Arena Pernambuco, PE-60, dentre outras.

“Em outras palavras, o esquema revelado pelo empresário, teria fixado seus tentáculos em obras milionárias executadas no Estado e, assim, carreado recursos públicos para o PSB”, frisou Porto.

“Não por acaso, ele apresenta detalhes de transações, como lugares inusitados para a entrega de dinheiro, telefonemas feitos por secretárias, aberturas de firmas no exterior. Não por acaso, as revelações de Lyra coincidem com delações de representantes de diversas empreiteiras já ouvidos pela Polícia Federal”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia