Emoção e defesa da democracia marcam a inauguração do auditório da OAB-PE que reverencia a memória de Fernando Santa Cruz


Ao lado de toda a Diretoria da entidade e numa noite de muita emoção, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, inaugurou nessa segunda-feira (02) o Auditório Fernando Santa Cruz, na sede da entidade, no Recife. O filho do homenageado, presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, compôs a mesa de honra da solenidade representando a família, que compareceu em peso à cerimônia. Felipe Sarmento, secretário geral do Conselho Federal da OAB, ocupou o dispositivo de honra em atenção ao presidente do CFOAB, Claudio Lamachia.

O evento ainda foi prestigiado por ex-presidentes e atuais conselheiros federais e seccionais da Ordem no estado, bem como presidentes de subseções, presidentes e membros de comissões, advogados e advogadas e estudantes de direito. Além de outros importantes nomes dos mundos jurídico, acadêmico e político, estiveram presentes os presidentes e demais magistrados e servidores de tribunais estaduais e federais, parlamentares, religiosos e representantes de entidades da administração pública e da sociedade em geral.

Entre os parentes de Fernando Santa Cruz que compareceram ao evento estavam a viúva Ana Lúcia Valença; a nora Daniela; e três dos quatro netos – Lucas, João Felipe e Maria Eduarda. A solenidade contou ainda com a presença de três dos cinco irmãos do homenageado: Marcelo, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Célia e João Arthur, e muitos primos. 

Na tribuna, Ronnie Duarte destacou a determinação e a coragem da Diretoria que precedeu a gestão atual e, em especial, o ex-presidente da Ordem Pedro Henrique Reynaldo, à frente da entidade e responsável por iniciar o processo de mudança da sede anterior para a Casa da Cidadania e a abnegação e a dedicação do atual secretário geral da instituição, Fernando Ribeiro Lins, na fiscalização e administração dos trabalhos necessários para que a nova sede oferecesse instalações adequadas para o melhor atendimento possível à categoria, aos funcionários e ao público em geral.

“Esse auditório representa mais uma grande conquista para a advocacia pernambucana. É nele que a OAB-PE interage presencialmente com a sociedade como um todo e hoje é batizado com um nome carregado de simbolismo. É tempo de relembrar que também a democracia tem os seus mártires e Fernando Santa Cruz é um deles. Um colega que o regime militar nos negou, uma liderança do movimento estudantil que experimentou seu calvário nos porões da ditadura militar e até hoje remanesce insepulto já que o corpo desapareceu no crematório clandestino de uma usina de cana-de-açúcar. Uma morte que até a presente data não pôde ser materializada. Uma pessoa que não pôde ser devida e merecidamente velada”, comentou.

O presidente da OAB-PE enfatizou que a homenagem é particularmente oportuna sobretudo por relembrar aos mais jovens o que realmente representou a luta democrática. “Uma ultradireita que se hipertrofia sobretudo no Hemisfério Norte ocidentalizado e que aqui, em tempos mais recentes e até no ambiente que nos é mais próximo, testemunhamos reiteradamente uma apostasia democrática. Jovens que desconhecem o sofrimento pelos quais passaram tantas famílias e chegam ao cúmulo de apregoar o retorno aos dias mais sombrios da nossa história, inclusive com eventual renúncia ao sagrado direito da participação popular”, disse.


“O batismo deste auditório mostra a todos que a nossa democracia foi conquistada à custa do suor de tantos que trabalharam silenciosa, mas arduamente pela sua reconquista; do sangue de tantos que foram barbarizados e submetidos ao extremo suplício; e das lágrimas de muitos que levam por todas as respectivas existências as cicatrizes do nefasto acontecimento. Hoje, nesta data, temos todos a certeza de que Fernando vive na memória, no exemplo e, agora, nomiando este auditório”, concluiu Ronnie Duarte.

Felipe Santa Cruz afirmou que não havia como subir na tribuna e falar como presidente da OAB-RJ, somente como parente numa data tão importante para todos os parentes do homenageado. “Estamos diante de algo que sempre nos une. É óbvio que existe o drama público, o sofrimento público, mas existe o drama familiar que é insuperável. Cada família vive esse drama com a sua maneira de enfrentar. A nossa permanentemente tem sido, ao longo dos muitos anos desde o desaparecimento do meu pai, a forma de lutar. Somos plurais, mas temos uma espécie de compromisso maior com a nossa história a partir de um sacrifício que para nós foi muito pesado durante a ditadura militar”, disse.

Felipe Sarmento destacou o papel de vanguarda e inovação exercido pela Ordem no estado e avaliou como esplêndido o trabalho desempenhado por Ronnie Duarte, a quem classificou como um dos melhores e mais hábeis presidentes da instituição. O secretário-geral realçou medidas que diferenciam a OAB-PE dos demais conselhos estaduais, como as iniciativas de informatização da entidade e a multiplicação dos canais de atendimento aos inscritos com o reforço do papel da Ouvidora, que mereceriam ser replicadas pelo país. Ele também enfatizou a fixação do piso remuneratório da categoria, a defesa e a valorização dos profissionais da advocacia e a criação do Programa Anuidade Zero, apontado como de grande futuro para o financiamento do Sistema OAB.

A noite ainda teve uma palestra do ex-presidente da OAB-PE Octávio de Oliveira Lôbo, que traçou um panorama do Brasil atual e comparou a atuação do atual Supremo Tribunal e a do órgão em 1956, quando começou a exercer a advocacia. Ele ainda lembrou como os caminhos da Ordem seguem entrelaçados com a história do país e abordou o posicionamento da instituição em momentos de grande agitação social, como o período da ditadura militar e, em especial, o período de fevereiro de 1977 a janeiro de 1979, época na qual comandou a Seccional.

Mais - O Auditório Fernando Santa Cruz tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas sentadas, incluindo área para cadeirantes e poltronas para obesos. O local conta com tratamento acústico, climatização e modernos equipamentos de áudio digitais. A expectativa é que ele receba eventos como cursos, seminários, simpósios e audiências públicas, entre outras atividades ligadas à OAB Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara