Agricultura familiar pernambucana é fortalecida com entrega de novos equipamentos e veículos

A ação, comandada pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira, contou com um aporte de R$ 5 milhões e vai beneficiar cerca de 100 municípios pernambucanos


Agricultores familiares de 100 municípios pernambucanos passam a contar, a partir desta segunda-feira (26.03), com um importante conjunto de equipamentos e veículos que vão impulsionar o fortalecimento do setor no Estado. Em mais uma demonstração do seu compromisso com a área, o governador Paulo Câmara entregou, nesta manhã, cerca de 150 veículos - entre carros, motos, caminhões e ensiladeiras -, além dos mais de 1 mil itens de auxílio à produção e comercialização dos produtos. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões através de um convênio entre o Governo de Pernambuco e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD). A entrega foi realizada em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“São 275 mil famílias em Pernambuco que trabalham e vivem da agricultura familiar e são responsáveis por uma expressiva produção de alimentos para o nosso Estado e para os Estados vizinhos. São pessoas que vivem da sua produção, que moram em áreas afastadas, mas que têm um papel fundamental na nossa economia e precisam de um olhar diferenciado. E o que a gente busca com esta ação é proporcionar condições cada vez melhores para que eles possam trabalhar com tranquilidade. E é isso o que a gente está buscando junto ao Governo Federal, buscando recursos para que a gente possa estar cada vez mais presente nos municípios, com equipamentos que possam ajudar e fortalecer a agricultura familiar de Pernambuco”, ressaltou o governador.


Na oportunidade, foram entregues 1.450 itens como: 1 mil caixas plásticas, 25 motos, 8 veículos leves, 12 caminhões, 150 barracas de feira, 75 ensiladeiras, 3 caminhonetes, 11 kits de inseminação artificial, 16 freezers e 150 balanças eletrônicas. Esse material contemplará dez territórios, através do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf). Outra ação importante foi a entrega de 25 carros que foram destinados aos extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), responsáveis pela gestão, execução e administração dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os agricultores e pescadores enquadrados no PRONAF. O extensionista rural é reconhecido com um agente público de mudanças, um dos elos de equilíbrio entre o rural e o urbano.

O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, destacou a importância do diálogo e do desenvolvimento das políticas territoriais para a expansão do setor. “Agora, os extensionistas do IPA vão ter melhores condições de trabalho, uma melhor condição de chegar até quem mais precisa do seu apoio, que são os agricultores, principalmente os agricultores familiares. Então, com esses veículos novos, eles vão ter mobilidade, condições melhores de deslocamento, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento ao agricultor. Por outro lado, também entregamos caminhões, ensiladeiras, entre outros veículos. E isso representa a reafirmação do Governo de Pernambuco com a política do desenvolvimento territorial, onde o Estado se faz presente, com mais força, apoiando a agricultura familiar, apoiando as organizações sociais e as prefeituras”, afirmou.


Os recursos para a aquisição dos equipamentos e dos veículos foram subsidiados através de parceria com o Governo Federal, por meio da SEAD, da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF). “Essa entrega é bastante importante porque a agricultura familiar, hoje, representa 70% dos produtos que compõem a cesta básica brasileira. Então, nós podemos observar como isso impacta na questão da economia, na questão do controle inflacionário e na questão de geração de emprego. Hoje, de cada 10 empregos que surgem no meio rural, sete vêm da agricultura familiar. Então realmente é um momento de muita gratidão também. E como eu gosto sempre de dizer: 'Quando o agricultor não planta, o povo não janta'", declarou Rodrigo Almeida, delegado federal da SEAD.

PEDIDO – Paulo aproveitou o encontro para solicitar o apoio da bancada federal pernambucana para que não permitam possíveis cortes no orçamento federal destinado ao setor. “A gente tem muita preocupação em relação a possíveis cortes de orçamento federal para a agricultura familiar e, hoje, eu fiz um pedido à bancada federal aqui presente que não deixem isso acontecer. Esse corte será muito ruim para a vida dos agricultores e, principalmente, para a geração de emprego e renda do nosso Estado”, reforçou.

Representando os quase 100 municípios beneficiados, o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, agradeceu o empenho do Governo de Pernambuco em se fazer cada vez mais presente com ações essenciais para a população. “São vários equipamentos financiados para a política de territórios, e que chegam em uma boa hora para ajudar a inspeção rural. Isso é fundamental. Tanto as Secretarias de Agricultura dos municípios, como os escritórios do IPA lá localizados, precisam ter as condições suficientes para assistirem e acompanharem os agricultores nas suas comunidades. E essa ação de hoje dialoga exatamente com isso”, frisou.

AGRICULTURA FAMILIAR - No Brasil são aproximadamente 4,3 milhões de estabelecimentos rurais da agricultura familiar, que correspondem a 84% do total. O setor é responsável por 33% do valor bruto da produção agropecuária do País e pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em Pernambuco, são 275.720 estabelecimentos familiares, que produzem mandioca, feijão, milho, fruticultura e hortifruti.

Participaram da solenidade também os deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Severino Ninho e Tadeu Alencar; os deputados estaduais Zé Maurício, Clodoaldo Magalhães e Simone Santana; os secretários Nilton Mota (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária) e Antonio Carlos Figueira (Chefe da Assessoria Especial); além da presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nedja Moura; e do coordenador Geral das Delegacias Federais, Luiz Carlos Astolfo.

Prestigiaram o evento ainda os prefeitos Ana Célia (Surubim), Arquimedes (Buíque), José Maria Macedo (Cupira), Josimara Cavalcanti (Dormentes), Veronica do Major (Gameleira), Maria (João Alfredo), Rafael (Afrânio), Marcello Maranhão (Ribeirão), Altair Junior (Palmares), Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Luiz Haroldo (Águas Belas), Marivaldo Andrade (Jaqueira), Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista), Neves Barreto (Joaquim Nabuco), Joelma Campos (Panelas), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Botafogo (Carpina), Marquinhos Moura (Maraial), Armando Duarte (Caetés); e o vereador do Recife, Rodrigo Coutinho.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia