Racismo ambiental é tema de seminário promovido pela OAB-PE


No mês da Consciência Negra, a OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Direitos Humanos, promove o I Seminário de Direito à Cidade e Combate ao Racismo Ambiental como Promoção da Justiça Social. O evento será realizado na próxima segunda-feira (20), a partir das 17h, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador Pedro II, 235, no bairro de Santo Antônio, no Recife. O acesso é aberto ao público em geral e as inscrições, gratuitas, podem, ser feitas pelo site www.esape.com.br.

O seminário pretende envolver a comunidade jurídica, especialistas e sociedade civil buscando aprofundar o debate sobre a participação da população negra na formação das cidades e as relações raciais no espaço urbano. Ele também pretende abordar as implicações do racismo no direito e na justiça social, demonstrando a relevância do debate para a promoção de políticas que tornem as cidades mais democráticas.

O evento contará com três palestras sobre o tema. O racismo ambiental e a dimensão constitucional do direito à cidade será abordado pela bacharela em Direito, mestranda em Direito Público, ialorixá e ativista social Winnie Bueno, vinda de Porto Alegre (RS). Em seguida, a integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE e mestranda em Desenvolvimento Urbano Juliane Lima falará sobre o direito ao lazer e racismo ambiental nos parques do Recife. A última apresentação será a da mestra em Ciências Jurídicas e professora de Direito Ambiental Ciani Neves, que abordará o direito e a justiça social no contexto do racismo ambiental.

O evento contará ainda com uma mesa-redonda para relatos de experiências na qual a advogada e representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco Vera Baroni e a líder comunitária e integrante do Grupo Espaço Mulher de Passarinho Edicléa Santos mostrarão suas experiências em torno do enfrentamento ao racismo ambiental em suas comunidades. A abertura do seminário ficará por conta do Afoxé Oyá Tokolê Owó, do bairro de Dois Unidos, que recepcionará os participantes do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia