Deputado José Guimarães é o novo líder do governo na Câmara

Guimarães aposta no diálogo para garantir o maior tamanho possível da base aliada nesta nova legislatura

Deputado José Guimarães e o Blogueiro Jairo Gomes

O deputado José Guimarães, do PT cearense, é o novo líder do governo na Câmara. Ele substitui o ex-líder, Henrique Fontana. Em entrevista no Salão Verde da Câmara, nesta terça-feira, Guimarães agradeceu a presidente Dilma Rousseff pela escolha de seu nome para liderar a coalizão de partidos que sustentam o governo. O novo líder reconheceu que a principal tarefa, no momento, é a recomposição da base governista, que rachou durante a recente disputa para a presidência da Câmara, na qual PT e PMDB - os dois principais partidos da coalizão - lançaram candidaturas próprias e lideraram blocos partidários diferentes. Guimarães aposta no diálogo para garantir o maior tamanho possível da base aliada nesta nova legislatura.

"Como líder do governo, quanto maior a base melhor. Mas isso tem a ver com a composição e os acordos dentro da Casa. O tamanho dela, nós não sabemos ainda. O que posso assegurar é que vamos procurar todos os partidos que integram a base do governo aqui no Congresso. Os partidos que originalmente compõem o governo estão todos dispostos a dialogar e estou muito otimista e determinado a recompor a base do governo aqui".

Esse trabalho está sendo feito com o apoio do ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. Nesta terça, José Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB fluminense. Para o novo líder do governo, as tensões do processo eleitoral para o comando da Casa são "página virada".

"O presidente Eduardo Cunha deu sinalizações muito positivas sobre o papel dele como presidente. No discurso de posse, ele falou: 'a partir de agora, sou presidente do Parlamento brasileiro. A relação do PMDB com o governo é o PMDB que trata'. Portanto, estou otimista. Na minha breve conversa com o presidente Eduardo hoje, senti nele muita disposição para o diálogo".

Com a oposição, o novo líder do governo também prometeu "diálogo respeitoso e propositivo". José Guimarães anunciou algumas das pautas prioritárias para o governo no Congresso.

"Primeiro, Reforma Política é pauta do país e do governo e agora é abrir o diálogo. O que a sociedade quer discutir é o conteúdo da reforma, quais pontos, e vamos dialogar muito. Nós temos que virar a página, virar as tensões de 2014 e pensar em 2015. Temos que pensar, daqui para frente, nos ajustes, no debate econômico, no debate da Reforma Tributária, no debate da Reforma Federativa, da consolidação dos royalties do petróleo. São esses temas que devem compor a nova agenda legislativa de 2015".

José Guimarães tem 54 anos de idade, inicia o terceiro mandato como deputado federal e já foi líder do PT.
Reportagem — José Carlos Oliveira
Foto - Alberes Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia