COMO SER MAIS PRODUTIVO DE MANHÃ

ALGUMAS DICAS PARA FAZER SEU CÉREBRO 'PEGAR NO TRANCO' E DIMINUIR A PROCRASTINAÇÃO NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA



               QUANTO MAIS CEDO COMEÇA, MAIS CEDO TERMINA (FOTO: SHUTTERSTOCK)

Seu chefe pede para você estar sempre pontualmente às 8h no escritório. Mas a verdade é que você precisa de 15 bocejos, cinco espreguiçadas e duas xícaras do café amargo da máquina para começar a trabalhar de fato. E de vez em quando, porque você procrastina muito de manhã, acaba sobrando trabalho demais para o final do dia. Já viu esse filme?

O ideal era que todo mundo conseguisse acordar disposto às 6h da manhã, pronto para começar bem o dia, mas infelizmente não funciona bem assim. Há duas boas explicações para que isso aconteça. A primeira são as noites mal dormidas. Mesmo quem não tem problemas para acordar cedo fica muito menos produtivo se não descansar o suficiente. Segundo o neurologista Fernando Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas, passamos cerca de 30% da nossa vida dormindo, mas isso não deve ser considerado um desperdício. O sono é fundamental para a organização da memória e o bom funcionamento dos neurônios. “Para aproveitar os dois terços do dia que passamos acordados, dormir no outro terço é fundamental”, diz.

Outro “problema” é o relógio biológico. Cada pessoa funciona melhor em um período do dia e isso tem origem genética. Segundo o neurologista Leonardo Ierardi, do Hospital Albert Einstein, há três tipos de pessoas: os matutinos, que dormem e acordam cedo, os vespertinos, que dormem e acordam mais tarde e os intermediários, que são mais flexíveis em relação a esses horários. Se você é um vespertino, pode até se acostumar a acordar cedo, mas isso nunca vai ser o mais agradável para o seu corpo e cérebro.

Calma, nem tudo está perdido. Se você acha que suas manhãs não estão sendo tão produtivas quanto deveriam, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a acordar mais disposto e chegar no escritório pronto para começar o dia.


Higiene do sono


Esse é um termo que os médicos adoram usar. Ele se refere a um ritual que todo mundo deveria cumprir antes de ir para a cama para ter uma boa noite de sono. Deixar de lado tablets, celulares e computadores por pelo uma hora antes de dormir, não assistir a televisão no quarto, comer uma refeição mais leve à noite e pelo menos duas horas antes de deitar, dormir com as luzes apagadas e de preferência com o mínimo de barulho possível. Ao fazer isso, o corpo fica menos agitado e fica mais fácil descansar.


Rotina


Principalmente para as pessoas que são sabidamente vespertinas – funcionam melhor se acordam mais tarde - é importante tentar manter uma rotina para dormir e acordar. Quando começa em um emprego novo ou volta de férias, por exemplo, essa pessoa passa por um período de adaptação. Ela ficará por um tempo funcionando pior pela manhã até começar a ter sono mais cedo. Mas dormir um dia às 11h e outro à 1h vai dificultar essa adaptação.


Organize-se


Acordar atrasado e ainda lembrar que bem naquele dia você precisa colocar uma roupa melhor por conta de uma reunião importante causa um pico de estresse logo pela manhã. Isso não ajuda em nada o bom humor ou a concentração. O ideal é, antes de dormir, já deixar separada a roupa do dia seguinte, a chave do carro à mão e o celular carregado.

Chegando ao trabalho, olhe sua agenda e planeje seu dia. “Para render melhor, o ideal é ter uma boa organização do trabalho. Veja o que você precisa fazer ao longo do dia, programe-se para fazer uma tarefa de cada vez. Comece com as mais fáceis, liberando algumas coisas a ansiedade começa a diminuir”, explica Rodrigo Schultz, neurologista da Unifesp. Fazer a famosa listinha também é ótimo para o cérebro. “O cérebro precisa de uma ‘memória acessória’, ele simplesmente não guarda as informações todas que queremos que guarde. Ter as coisas anotadas ajuda”, explica Schultz.


Abra a janela


Logo que o despertador tocar, faça um esforço e imagine que a sua vida depende de você levantar e abrir a janela. Ok, exageros à parte, é um ótimo exercício. A luz do dia inibe a produção de um hormônio chamado melatonina, o que é fundamental para despertar.


Santo café


É cientificamente comprovado que o café é um estimulante eficiente e não há problema algum em tomar aquela xícara pela manhã e talvez mais uma ao chegar ao trabalho antes de ligar o computador.


Banho é bom


Algum dia você já pulou a ducha da manhã só para ficar 10 minutinhos a mais na cama? Pois os 10 minutos no chuveiro podem ser mais eficientes do que a soneca. Ficar embaixo da água não é uma grande demanda ao seu cérebro e dá um tempo para que seu corpo desperte aos poucos, sem sobressaltos.


Coma bem


É quase um consenso entre os médicos: o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O cérebro precisa de muita energia para funcionar, então nada de pular a primeira refeição. Além do café propriamente dito, a nutricionista Ligia dos Santos, do Hospital São Camilo, afirma que o ideal é comer pelo menos uma fruta, carboidratos como pão ou cereal matinal e proteínas, como leite e queijos (de preferência os magros, como ricota ou queijo branco).


Faça atividade física


Fazer um exercício aeróbico de manhã, como caminhadas, é uma ótima pedida para ficar menos sonolento. Porém, para quem acorda muito cedo ou acha difícil levantar de manhã para exercitar-se, vale encaixar a atividade física em outros horários – desde que você termine pelo menos três horas antes de dormir. Mexer o corpo ajuda a aliviar a tensão, melhora o humor e o sono.


Tenha um hobby


Um dos vilões da memória e da concentração é o estresse. “O cérebro não funciona bem sob estresse. O corpo libera adrenalina e noradrenalina, que impedem fixação de novas informações”, explica Schultz. Para evitar essa situação, além de praticar atividades físicas, encontre um espaço na sua agenda para se dedicar aos seus hobbies e fazer coisas prazerosas. Vale sair de bicicleta, pintar um quadro, brincar com seu cachorro e ir ao cinema, por exemplo.


Coloque o despertador mais cedo


Segundo Gomes, quando levantamos a nossa parte emocional acorda antes da racional. Por isso, a técnica de colocar o despertador dez minutos antes da hora de sair da casa pode nos deixar mau humorados. O ideal é ter um tempo para se espreguiçar, tomar um banho e sentar para comer. Aí, quando sair de casa, a sua parte racional já estará falando mais alto.


Fale com o RH


Lembra do relógio biológico? Pois bem. Se nenhuma das dicas acima te ajudar, o melhor remédio para manter a sua produtividade é trabalhar no horário em que seu organismo rende mais. Por isso, defende Ierardi, se for possível, o ideal é conversar com RH para tentar flexibilizar o horário. “Quem está admitindo o empregado deveria alocar aquela pessoa pelas características físicas dela. Às vezes você perde um profissional bom porque ele está trabalhando no horário errado”, diz o neurologista.

Da Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia