BLOG DO JAIRO GOMES

Quaest: Lula lidera com 38%, Flávio tem 31%, mas segundo turno aponta empate técnico

Lula, Flávio Bolsonaro, Renan Santos, Ronaldo Caiado e Romeu Zema
Foto: Ricardo Stuckert, Vittor Sales e João Cotta

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) aponta Lula com 38% das intenções de voto, contra 31% de Flávio Bolsonaro. No segundo turno, diferença entre os dois é de apenas três pontos percentuais

A nova pesquisa Quaest para a Presidência da República mostra o presidente Lula (PT) na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto no primeiro turno das eleições de 2026. O petista aparece com 38% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 31%.

O levantamento, encomendado pela Globo e pelo jornal O Globo, foi realizado entre os dias 10 e 13 de agosto e ouviu 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Na sequência aparecem Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), com 4% cada. Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo) têm 2%, enquanto Samara Martins (UP) registra 1%. Os demais candidatos listados na pesquisa aparecem com 0%. Brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 8%, enquanto 10% ainda estão indecisos.

Segundo turno aponta cenário mais apertado

Embora Lula mantenha vantagem no primeiro turno, a simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro apresenta um cenário muito mais equilibrado: Lula aparece com 43%, contra 40% de Flávio Bolsonaro. A diferença de três pontos está dentro da margem de erro, caracterizando empate técnico.

Nos demais cenários testados, Lula também aparece à frente. Contra Ronaldo Caiado, o petista marca 44% contra 37%. Diante de Renan Santos, Lula registra 44% contra 36%, enquanto contra Romeu Zema o resultado é de 45% a 34%.

Nordeste continua sendo o principal reduto de Lula

O levantamento revela diferenças importantes entre as regiões brasileiras. No Nordeste, Lula alcança 57%, seu melhor desempenho regional. Já no Sudeste, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 35%, contra 32% de Lula.

No Sul, a vantagem de Flávio é ainda maior: 40% contra 25%. No Centro-Oeste/Norte, Ronaldo Caiado chega a 10%.

A pesquisa também mostra diferenças significativas por renda e religião. Entre eleitores que recebem até dois salários mínimos, Lula tem 52%, contra 23% de Flávio. Entre os eleitores de renda mais alta, Flávio aparece com 36%, contra 31% de Lula.

Entre os católicos, Lula lidera por 47% a 27%. Já entre os evangélicos, Flávio Bolsonaro tem vantagem de 43% a 24%.

Rejeição permanece elevada entre os dois líderes

A pesquisa mostra ainda um cenário de forte rejeição aos dois principais candidatos. Flávio Bolsonaro aparece com 54% de rejeição, enquanto Lula registra 52%.

O levantamento também aponta que 69% dos entrevistados consideram definitiva sua escolha para presidente, enquanto 30% afirmam que ainda podem mudar de candidato até a eleição.

Outro dado chama atenção: quando perguntados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, 56% apontam Lula, enquanto 27% apostam na vitória de Flávio Bolsonaro.

Governo Lula tem avaliação dividida

A pesquisa Quaest também avaliou o governo federal. 46% dos entrevistados aprovam a administração Lula, enquanto 48% desaprovam. Na avaliação geral, 36% consideram o governo positivo, 37% negativo e 25% regular.

Para 53% dos entrevistados, o Brasil está seguindo na direção errada, enquanto 38% consideram que o país está no caminho certo.

Sobre a economia, 49% afirmam que ela piorou nos últimos 12 meses, contra 19% que dizem ter melhorado. Para os próximos 12 meses, entretanto, 42% acreditam que a economia vai melhorar, enquanto 28% esperam uma piora.

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06773/2026 e faz parte da série de levantamentos que serão divulgados ao longo da campanha eleitoral de 2026.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres

Eduardo e Lula da Fonte inauguram novo acelerador linear no Hospital de Câncer com presença do ministro da Saúde

Dispensa comentários