BLOG DO JAIRO GOMES

Prefeitura do Recife realiza 1º Encontro Recifense de Deep Techs e fortalece inovação de alto impacto


Evento gratuito, realizado no dia 21 de maio, reunirá startups de base científica, universidades, investidores e instituições estratégicas do ecossistema de inovação 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para o 1º Encontro Recifense de Deep Techs, iniciativa inédita que busca consolidar a cidade como referência nacional no desenvolvimento de tecnologias de fronteira e na transformação do conhecimento científico em soluções inovadoras para a sociedade. O evento será realizado no dia 21 de maio, das 9h às 18h, no Auditório do CESAR, no Moinho Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/encontrodeeptechrecife.

As chamadas deep techs, expressão em inglês que pode ser traduzida como “tecnologias profundas” ou “tecnologias de base científica”, são empresas e soluções desenvolvidas a partir de pesquisa avançada e conhecimento altamente especializado. Elas atuam em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, saúde, novos materiais, energia, clima e computação avançada, e têm potencial para enfrentar desafios complexos da sociedade com elevado impacto econômico e social.

Ao promover um encontro dedicado a esse segmento, a Prefeitura do Recife reforça seu compromisso com uma agenda pública orientada ao futuro, aproximando universidades, centros de pesquisa, startups, investidores e instituições de fomento. “A iniciativa reconhece que o desenvolvimento científico e tecnológico é um dos principais motores para gerar empregos qualificados, atrair investimentos e impulsionar soluções capazes de melhorar a vida das pessoas. Nossa cidade reúne uma base acadêmica robusta, um ecossistema de inovação consolidado e uma trajetória reconhecida nacionalmente na construção de políticas públicas voltadas para o futuro. O Encontro Recifense de Deep Techs nasce para que a ciência produzida aqui se transforme em soluções concretas, novos negócios e benefícios para toda a sociedade”, afirma o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.

A programação foi estruturada para estimular conexões estratégicas, fortalecer a transferência de conhecimento e ampliar oportunidades para negócios inovadores. O encontro reunirá startups de base científica, pesquisadores, universidades, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), incubadoras, aceleradoras, investidores, empresas e representantes do poder público. Entre os palestrantes confirmados estão Sílvio Meira, da TDS Company, e Marcelo Carneiro Leão, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).

O evento conta com a parceria de instituições referências do ecossistema de inovação, como CESAR, Caos Focado, Valetec Capital, Triaxis Capital, Emerge Brasil, Porto Digital, ABDI, Finep e Sebrae.

Foto: Hélia Scheppa/PCR

Serviço

1º Encontro Recifense de Deep Techs
📅 21 de maio de 2026
🕘 9h às 18h
📍 Auditório do CESAR – Moinho Recife
🎟️ Inscrições gratuitas: bit.ly/encontrodeeptechrecife
👥 Vagas limitadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres

Dispensa comentários

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco