Novos ministros: compromisso com projeto do Governo e capacidade técnica

18 pastas tiveram mudanças em abril; maioria dos novos titulares já eram secretários-executivos envolvidos em programas


↑ 
18 novos ministros foram empossados por Lula em abril.

Da Rede PT de Comunicação
Foto: Divulgação

Com o encerramento do prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral, que estabelece que ministros interessados em disputar cargos nas eleições deixem seus postos até seis meses antes do primeiro turno, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, em abril, a entrada de 18 novos titulares na Esplanada dos Ministérios.

Buscando manter o andamento dos trabalhos nas pastas, Lula optou por convocar substitutos que já participavam da estrutura do ministério — sobretudo secretários-executivos de cada setor. Na reunião ministerial em que apresentou alguns dos novos nomes, o presidente justificou a decisão salientando que a máquina do governo “está funcionando” e “precisa continuar andando”. “Nós temos muita coisa para concluir até o dia 31 de dezembro”, afirmou.

Confira a lista e o currículo dos novos ministros a seguir:

Ministério da Casa Civil

Antiga secretária-executiva, Miriam Belchior é a nova ministra da Casa Civil. Ela assume após Rui Costa deixar a posição.

Miriam Belchior foi Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2011 e 2014 e Presidente da Caixa Econômica Federal de 2015 a 2016. Antes, na Casa Civil, entre 2003 e 2010, foi responsável pelo monitoramento dos projetos estratégicos do Governo Federal e pela articulação e monitoramento intensivo do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Secretaria de Relações Institucionais

Com a saída de Gleisi Hoffmann da pasta, José Guimarães se tornou o novo ministro das Relações Institucionais.

José Guimarães é deputado federal, advogado e natural de Quixeramobim (CE). O novo ministro é filiado ao PT desde a fundação do partido. Atualmente, é vice-presidente nacional da sigla.

Ministério da Fazenda

Antigo secretário-executivo da pasta, Dario Durigan assumiu o Ministério da Fazenda no final de março. A mudança ocorreu com a saída de Fernando Hadad do cargo.

Antes da sua participação no governo Lula 3, Durigan atuou como assessor de assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff entre 2011 e 2015 e foi servidor efetivo da Advocacia-Geral da União (AGU) de 2017 a 2019. Desde sua posse como ministro, Durigan apresentou novas políticas públicas do governo, como o programa Desenrola, atualizado para combater os endividamentos dos brasileiros.

Ministério do Planejamento e Orçamento

O novo ministro do Planejamento e Orçamento é Bruno Moretti. Ele assumiu o cargo com a saída de Simone Tebet.

Servidor de carreira do Ministério do Planejamento e Orçamento desde 2004, Moretti já teve experiências com gestão em diversas oportunidades. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), era o antigo secretário-executivo da pasta.

Ministério da Educação

Leonardo Barchini assumiu como o novo Ministro da Educação do Brasil no lugar de Camilo Santana.

Servidor público federal há mais de 30 anos, Barchini é bacharel em direito e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Tem ampla atuação na administração pública, em especial nas áreas que envolvem a educação. Ele tem passagens por diversos cargos do Ministério da Educação em diferentes gestões.

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Com a saída de Marina Silva da pasta, João Paulo Capobianco assumiu como Ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Enquanto secretério-executivo do ministério, Capobianco participou das apresentações de dados e estratégias para combate ao desmatamento, além de atuar em outras frentes da pasta, como a preparação para a COP30, o enfrentamento aos incêndios e as políticas de combate as mudanças climáticas. O biólogo também acompanhou o desenvolvimento do Plano Clima, documento que pauta o combate à crise climática no Brasil até 2035.

Ministério da Igualdade Racial

Rachel Barros é a segunda mulher negra a comandar o Ministério da Igualdade Racial, após a saída de Anielle Franco.

A antiga secretária-executiva da pasta é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e tem experiência de gestão em grupos de pesquisas e estudos científicos envolvendo as dinâmicas de poder, território e gênero. Durante o programa “Bom dia, Ministra”, do Canal Gov, Barros salientou o seu compromisso em dar continuidade às políticas públicas apresentadas pelo ministério até o momento.

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Fernanda Machiaveli é a nova titular da pasta. Primeira mulher a assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ela assume após a saída de Paulo Teixeira do cargo.

Cientista política e gestora pública federal, Machiaveli participou diretamente da reconstrução do ministério desde sua recriação, em 2023. A antiga secretária-executiva da pasta contribuiu para a formulação e implementação de políticas voltadas à agricultura familiar e à reforma agrária.

Ministério da Agricultura e Pecuária

André de Paula, antigo ministro da Pesca e Aquicultura, assume a pasta. Ele foi o único a mudar da coordenação de outro ministério, após a saída de Carlos Fávaro do cargo.

Natural do Recife (PE), André Carlos Alves de Paula Filho é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Durante sua atuação no ministério da Pesca e Aquicultura, liderou a reconstrução institucional da pasta e promoveu políticas voltadas à pesca artesanal, à aquicultura e à produção sustentável, com foco na segurança alimentar, geração de emprego e renda e desenvolvimento produtivo do setor.

Ministério das Cidades

Antônio Vladimir Moura Lima é o novo ministro das Cidades, substituindo Jader Filho.

Servidor público de carreira desde 2008, Vladimir Lima é engenheiro civil e mestre em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia. Natural de Salvador, era o secretário-executivo da pasta até assumir a nova posição.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

O advogado e professor Márcio Fernando Elias Rosa é o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ele assume após o vice-presidente, Geraldo Alckmin, deixar o cargo.

Márcio Elias já exercia o cargo de secretário-executivo do ministério desde janeiro de 2023, tendo antes atuado na transição de governo, junto a coordenação jurídica. Em sua posse como ministro, ressaltou que está comprometido em dar continuidade ao trabalho e aos programas implementados no Ministério nos últimos três anos.

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Janine Mello é a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. Antiga secretária-executiva da pasta, ela assume o cargo com a saída de Macaé Evaristo.

Cientista política formada pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu mestrado em Ciência Política e doutorado em Sociologia Política, Janine Mello é servidora pública federal de carreira, integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental. Enquanto secretária-executiva, esteve à frente do monitoramento e da implementação de políticas e programas, contribuindo para o fortalecimento da gestão estratégica da política de direitos humanos.

Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Paulo Henrique Rodrigues Pereira é o ministro da pasta desde 22 de abril. Ele assumiu com a saída de Tadeu de Alencar.

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Pereira já ocupou o cargo de secretário nacional do Consumidor no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde foi responsável por políticas relacionadas ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Também foi secretário da secretária-executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, na Presidência da República.

Ministério do Esporte

A pasta está atualmente sob o comando de Paulo Henrique Cordeiro Perna, após a saída de André Fufuca da posição.

Natural de Viana (MA), Paulo Henrique Cordeiro é advogado, professor e gestor público com ampla experiência no serviço público. Desde 2023, atuava como Secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, onde coordenou iniciativas voltadas à democratização do acesso ao esporte e ao fortalecimento de políticas de inclusão social em todo o país.

Ministério da Pesca e Aquicultura

Rivetla Édipo Araújo Cruz assumiu o cargo de Ministro da Pesca e Aquicultura no início de abril. Ele substitui André de Paula, que assumiu o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Cruz já atuou na gestão de órgãos públicos, como a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele era o antigo secretário-executivo do ministério.

Ministério de Portos e Aeroportos

Ex-secretário executivo da pasta, Tomé Franca se tornou o novo Ministro dos Portos e Aeroportos para substituir Silvio Costa Filho.

Natural de Recife (PE) e com uma trajetória sólida de mais de vinte anos na administração pública, o novo ministro é mestre em gestão pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No ministério, também foi secretário nacional de Aviação Civil.

Ministério dos Povos Indígenas

Eloy Terena assumiu o Ministério dos Povos Indígenas com a saída de Sonia Guajajara.

Indígena do povo Terena em Aquidauana (MS), Terena é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele era o secretário-executivo da pasta até sua posse como ministro.

Ministério dos Transportes

George André Palermo Santoro se tornou Ministro dos Transportes com a saída de Renan Filho.

Servidor de carreira como auditor de controle externo do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro, George Santoro é advogado, contador e mestre em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Ele era o secretário-executivo do ministério desde 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres

Dispensa comentários