BLOG DO JAIRO GOMES

Moradores denunciam lixão a céu aberto e queimadas em terreno no entorno do Largo do Rio Verde, em Santa Cruz do Capibaribe


Moradores do entorno do terreno localizado entre as ruas Antônio Gonçalves de Lima e Maria Nogaia de Souza, na região do Largo do Rio Verde, em Santa Cruz do Capibaribe, denunciam o abandono da área, que tem se transformado em um verdadeiro lixão a céu aberto, trazendo transtornos diários para quem vive nas proximidades.

Segundo relatos enviados à nossa reportagem, o local acumula restos de poda, entulhos, lixo doméstico e diversos materiais descartados irregularmente. Além do mau cheiro e da aparência de abandono, os moradores afirmam que a situação tem favorecido a proliferação de insetos, animais peçonhentos e outros problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

Outro agravante é a prática recorrente de queimadas no terreno. Como mostram imagens registradas por moradores, pessoas estariam colocando fogo no lixo acumulado, gerando intensa fumaça nas imediações e aumentando o risco à saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Ainda de acordo com os relatos, a situação teria se agravado após uma ação do Ministério Público Eleitoral envolvendo a limpeza do espaço durante o período eleitoral de 2024. À época, houve questionamentos sobre a utilização do terreno para um evento político. Desde então, moradores alegam que o local deixou de receber serviços regulares de limpeza, enquanto o problema vem crescendo. Diante do cenário, a população cobra providências urgentes da Prefeitura Municipal, da Secretaria responsável pela limpeza urbana e dos órgãos ambientais, para que a área volte a oferecer segurança e dignidade aos moradores do entorno.

A reportagem deixa o espaço aberto para posicionamento da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe sobre a situação do terreno e quais medidas poderão ser adotadas para resolver o problema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres

Dispensa comentários