COMDECA debate controle social e reforça importância da fiscalização de obras públicas


Santa Cruz do Capibaribe- A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), realizada nesta quinta-feira (05), teve como tema central o controle social e a legitimidade dos conselhos na fiscalização das políticas públicas.

O encontro contou com a participação de Abelardo Jorge Lessa Lopes, representante da Controladoria-Geral da União (CGU), que apresentou aos conselheiros um projeto piloto que busca fortalecer a atuação dos conselhos no acompanhamento da efetividade das ações do poder público.

Durante sua exposição, Abelardo destacou que o acompanhamento de uma obra pública desde o alicerce até a sua entrega final é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados. Segundo ele, a presença ativa dos conselhos nesse processo pode ajudar a identificar falhas, cobrar correções e, principalmente, evitar desperdícios de dinheiro público.

Como exemplo prático desse acompanhamento, foi citado o Espaço Esportivo Comunitário, que está sendo construído no bairro Maria Vieira. A proposta é que os conselhos observem não apenas a execução da obra, mas também a sua finalidade social, verificando se o equipamento, depois de pronto, cumprirá o papel de atender à comunidade e promover atividades esportivas e de convivência para crianças e adolescentes.

Durante a reunião, foram apresentados materiais orientativos para que os conselheiros tenham mais clareza sobre o que pode ser fiscalizado, como fazer esse acompanhamento e quais canais podem ser utilizados em caso de dúvidas ou necessidade de encaminhamentos.

O presidente do COMDECA, Alencar Lopes, destacou que fortalecer o papel dos conselhos na fiscalização das políticas públicas é essencial para garantir resultados concretos para a população.

Segundo ele, iniciativas como essa ajudam os conselhos a exercerem, de forma mais efetiva, o papel de cobrar e acompanhar ações que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas, sobretudo das comunidades que mais precisam.

Além da palestra, Abelardo também visitou as obras do espaço esportivo do bairro Maria Vieira, onde conversou com os responsáveis pela execução do projeto e acompanhou de perto o andamento dos trabalhos.

A iniciativa reforça a importância do controle social como instrumento de transparência e eficiência na gestão pública, mostrando que a participação ativa dos conselhos pode contribuir para que obras e políticas públicas realmente cumpram o objetivo para o qual foram criadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”