Governadora Raquel Lyra abre Festival Pernambuco Meu País Verão em Itamaracá e reforça o compromisso de requalificar a Estrada do Sossego


Impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da Mata Norte do Estado, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta sexta-feira (30), a abertura do Festival Pernambuco Meu País Verão, em Itamaracá. Última parada desta edição, a festividade consolida o projeto como uma política cultural descentralizada e contínua do Governo de Pernambuco. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou que o Governo do Estado irá elaborar, em breve, o projeto de requalificação da estrada de acesso à Praia do Sossego, no município, reforçando o compromisso com a infraestrutura e o desenvolvimento local.

“É uma grande alegria estar aqui, ao lado do Forte de Itamaracá, realizando um festival lindo e encerrando a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, que foi um sucesso absoluto. É muito especial vir a esta ilha e perceber que não se trata apenas de um festival, mas do resgate da autoestima de um povo do Litoral Norte do Estado, que por muito tempo careceu de investimentos e não era visto pelo Governo de Pernambuco. Aproveito para reafirmar o compromisso de realizar a obra da Estrada do Sossego”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Realizado pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, com apoio da prefeitura, o evento reúne, até o próximo domingo (1º), apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional. Ao longo da temporada, o festival percorreu os municípios de Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes e São José da Coroa Grande, levando grandes atrações e valorizando expressões culturais locais. 


Ao avaliar o alcance e os impactos do Festival Pernambuco Meu País, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, fez um balanço da edição. “Todo esse percurso pelas cinco cidades mostrou que o festival tem alcance em todo o nosso Estado e que temos diversos momentos festivos ao longo do ano, que movimentam a economia e fortalecem a nossa cultura. O festival veio para ficar”, afirmou a titular da pasta.

A iniciativa integra a diretriz da gestão estadual de tratar a cultura como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e turístico. O Festival Pernambuco Meu País Verão movimenta cadeias como comércio, serviços, turismo e economia criativa, ampliando o fluxo de visitantes, gerando renda e fortalecendo a identidade cultural dos territórios por onde passa. 

O prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, enfatizou que a cidade está vivendo um momento histórico. "Esse é o maior evento já realizado em nossa cidade em todos os tempos. Vai ficar na história e vai ser replicado", finalizou o gestor municipal.


Com a chegada do festival, Itamaracá se consolida como um dos polos culturais do Litoral Norte, reafirmando o potencial da ilha para receber grandes eventos e integrar o calendário permanente de ações culturais e turísticas de Pernambuco.

No primeiro dia de festa, subiram ao palco do festival Natanzinho Lima, Douglas Joan, Caninana e Priscila Senna. A cantora pernambucana Priscila, que participa pela segunda vez desta edição do Pernambuco Meu País, celebrou o reencontro com o público. “Eu estou me sentindo em casa. É uma honra e um privilégio poder entregar muito brega ao meu Estado”, afirmou.

Nos próximos dias, o público ainda poderá conferir apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional, como Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, Gaby Amarantos, Almir Rouche e Xanddy Harmonia. Moradora do município há cinco anos, Jacira Gomes, de 55 anos, destacou os investimentos que Itamaracá vem recebendo. “Nossa ilha vinha sofrendo com o abandono, mas agora o Governo do Estado tem tirado obras e projetos do papel. Só temos a agradecer”, afirmou.

Também estiveram presentes na festividade o secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura); o deputado federal Guilherme Uchôa Jr; os prefeitos Elcione Ramos (Igarassu), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Patrick Moraes (Itaquitinga), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma) e Armando Pimentel (Itambé), além de vereadores da região.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres