De onde me virá o socorro?
Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2.
Nos tempos bíblicos haviam muitas guerras entre as nações, era um tempo de domínio por território e a nação que ganhasse a guerra passaria a ter domínio sobre a perdedora, e assim agregavam o território desta a aquela, ficando a mesma com responsabilidades de pagar impostos à nação dominante, então eles tinham que defender o território a todo custo.
Haviam muitas nações imponentes, com muitos soldados e muitas armas de guerra, dentre elas destacam-se: os assírios, os egípcios, os persas que fizeram acordo e sociedade com a nação grega e os romanos entre outras. Um reino menor poderia ser protegido por outro maior e assim conseguir defender seu território de seus inimigos, mas às vezes não era do interesse de outra nação defender uma menor, e dessa fora cada um se virava com o qe tinha ou com o que podia.
Não era diferente com Israel, apesar de terem crescido em número e organização, Israel não era considerada uma grande nação, Deus reconhecia isso, e como prometera, cuidava e guardava o seu povo. Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora? Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o Senhor teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios; das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o Senhor teu Deus te tirou; assim fará o Senhor teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes. Deuteronômio 7:17-19
Conhecendo essa promessa que Deus fizera o salmista declara respondendo a uma pergunta que ele mesmo faz: Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? Ele queria dizer : Qual nação vai surgir de detrás dos montes para me protejer? quem irá nos socorrer de nossos inimigos? Então num certeza de fé e confiança ele mesmo responde: o meu socorro vem do Senhor, mas não era de qualquer um, o meu socorro vem do Deus que fez os céus e a terra.
É importante salientar que, muitas vezes, não vemos escapatória, ninguém vem nos ssocorrer, até mesmo quem poderia, acaba se tornando um empecilho e se ujntando ao inimigo contra nós, mas quem tem a confiança em Deus, descansa nas promessas de Deus, O apóstolo Paulo afirmou: Se Deus é por nós, quem serpá contra nós? Romanos 8.31.
Deus tem os seus caminhos e, às vezes , permite que os problemas se avolumam para realizar uma obra maior, Ele não deixa o teu amigo resolver, porque poderias dizer que foi o homem e não Deus, mas Ele mesmo se incube de tratar em resolver e quando Ele resolve fica resolvido.
Que possamos, tal qual o salmista dizer: o meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a Terra.
Que o Senhor vos abençoe por Cristo Jesus nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário