No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, especialista destaca medidas para garantir segurança na construção civil


De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes ocupacionais no mundo

53 anos após a oficialização do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho e instituído pelas Portarias nº 3.236 e 3.237, de 1972, o Brasil ainda conta com altos índices de afastamentos e óbitos relacionados ao ambiente ocupacional. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2024, o país registrou um total de 724.228 acidentes laborais. A análise aponta ainda que o setor da construção civil conta com a maior concentração de ocorrências, ao lado dos segmentos de saúde e transporte.

O técnico em segurança do trabalho do empreendimento Nassau Garden, Yago Yann, chama a atenção para algumas medidas que podem garantir a saúde e a proteção dos colaboradores na área de construção. “Alguns dos protocolos a serem seguidos são: treinamentos, acompanhamento das atividades em obra de maneira diária, procedimentos bem definidos e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, ressalta. Trava quedas, cinturão de segurança, capacetes, óculos, luvas de proteção, bota e protetor auricular estão entre os principais dispositivos a serem utilizados.

Segundo o especialista, no condomínio, que é vertical e exige trabalho em altura, os colaboradores são preparados conforme a norma regulamentadora NR-35, que estabelece cuidados mínimos de segurança e saúde para qualquer atividade executada acima de 2 metros do nível inferior. “O Nassau Garden é o primeiro vertical da Viana e Moura e nele adotamos processos e ações com base em normas, reuniões e rotinas que visam monitorar tudo o que está sendo cumprido e o que pode ser melhorado”, afirma.  

Para combater os altos índices de acidentes, o acompanhamento de um profissional de segurança do trabalho no segmento é obrigatório e faz toda a diferença. Além disso, a função também é fundamental para combinar a boa convivência, adaptação dos colaboradores à cultura de segurança, adesão efetiva aos treinamentos e o uso adequado dos equipamentos de proteção em cada atividade executada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia