COMDECA fortalece atuação com novas comissões e prepara assinatura de convênios com entidades sociais

Nesta quinta-feira (06), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) de Santa Cruz do Capibaribe realizou sua segunda reunião ordinária do ano, com pautas importantes para o fortalecimento das ações voltadas à infância e juventude no município. O encontro, à frente o presidente do conselho, Alencar Lopes, destacou a formação das novas comissões e a assinatura dos convênios com entidades sociais, programada para o dia 14 de fevereiro.

Novas comissões fortalecem o trabalho do COMDECA

Durante a reunião, foram formadas três comissões estratégicas que irão atuar ao longo do ano, garantindo uma melhor organização e eficiência na execução dos projetos financiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Entre as comissões, destaca-se a de Análise de Projetos, responsável pela avaliação das iniciativas que buscam recursos, além de acompanhar a prestação de contas das entidades contempladas.

"Essas comissões são fundamentais para que possamos garantir a transparência no uso dos recursos e o impacto positivo dos projetos voltados para nossas crianças e adolescentes", explicou Alencar Lopes. Segundo ele, os repasses financeiros só são efetuados mediante a correta prestação de contas do mês anterior, garantindo uma gestão responsável dos recursos.

Além da comissão de análise de projetos, também foram criadas as comissões de Políticas Públicas, que desenvolverá campanhas e ações educativas ao longo do ano, e a de Comunicação.

Apresentação do Projeto Família Titãs

Outro destaque da reunião foi a apresentação do Projeto Família Titãs, que tem como coordenadora a Dra. Joana D'Arc. O projeto, já desenvolvido em Santa Cruz do Capibaribe, foca na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes, atuando em áreas como evasão escolar e combate ao trabalho infantil. Os recursos destinados ao Família Titãs vêm do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e são utilizados para custear suas despesas e garantir sua continuidade. Durante a apresentação, a equipe do projeto detalhou as ações que serão realizadas ao longo do ano, fortalecendo o compromisso com a infância e juventude do município.

Convênios serão assinados na próxima sexta-feira (14) com a presença do prefeito Helinho Aragão

Um dos momentos mais aguardados pelo COMDECA acontecerá na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, às 9h, na sede do conselho: a formalização dos convênios com as entidades que atuam na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes na Capital da Moda.

O evento contará com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Helinho Aragão, representantes da Secretaria de Finanças e lideranças das entidades contempladas. Alencar Lopes enfatizou a importância desse ato, que oficializa a parceria entre o poder público municipal e as organizações sociais.

"Os recursos destinados às entidades são obrigatórios por lei, mas é essencial a vontade política do gestor para garantir esse repasse e fortalecer o trabalho dessas instituições. Esse ano, tivemos um aumento significativo nos valores destinados às entidades não governamentais, o que demonstra o compromisso da atual gestão com a causa da infância e juventude", destacou Alencar.

A assinatura dos convênios reforça o compromisso do COMDECA em garantir que os projetos voltados para crianças e adolescentes tenham suporte financeiro e estrutural para continuar transformando vidas. "Nosso conselho está de portas abertas para a comunidade. Toda primeira quinta-feira do mês realizamos reuniões abertas ao público, para que todos possam acompanhar de perto o nosso trabalho", concluiu Alencar Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado