“Um Salto no Desenvolvimento da Cidade”: Adutora do Alto Capibaribe Chega a Santa Cruz do Capibaribe
JAIRO GOMES
Nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas viverão um momento histórico com a entrega oficial da água da Adutora do Alto Capibaribe. Após sete anos de espera e trabalho, o projeto que teve início em 2017 finalmente se torna realidade, levando alívio e esperança para milhares de famílias do Agreste Setentrional de Pernambuco e do Cariri paraibano.
A adutora, com 70 quilômetros de extensão, capta água do Rio Paraíba, em Barra de São Miguel (PB), que por sua vez é abastecido pelas águas do Rio São Francisco. Além de Santa Cruz do Capibaribe, serão beneficiados os municípios de Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Toritama, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e Barra de São Miguel.
O prefeito Fábio Aragão, que liderou as articulações para que o projeto fosse concluído, destaca a importância dessa conquista para Santa Cruz do Capibaribe. Em entrevista exclusiva ao Blog do Jairo Gomes, ele emocionou-se ao lembrar da luta histórica de seu pai, Fernando Aragão, que dedicou boa parte de sua vida pública à busca por soluções hídricas para a região.
Prefeito Fábio Aragão
“A importância para Santa Cruz do Capibaribe é gigantesca. Eu acho que é um salto no desenvolvimento da cidade, uma cidade que se desenvolveu ao longo dos anos com escassez de água, pela força de um povo e do empreendedorismo nato aqui da cidade. Agora, com a água jorrando nas torneiras, as empresas poderão se instalar, e as famílias mais carentes terão um alívio no orçamento, sem precisar mais comprar carro-pipa. Isso muda o cenário econômico e social de forma histórica”, afirmou o prefeito.
Fábio Aragão também lembrou que, apesar do grande passo dado, ainda existem desafios a serem superados, como a construção de uma nova estação de tratamento e a ampliação de ramais e ligações em diferentes pontos da cidade. “Mas ter a oferta de água aqui é um passo gigantesco para o desenvolvimento de Santa Cruz”, completou.
O evento de entrega, marcado para as 14h na Estação da Compesa, ao lado da Sementeira Municipal, contará com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do prefeito Fábio Aragão e de diversas lideranças locais e regionais. O convite foi reforçado nas redes sociais do prefeito:
“Um sonho que se torna realidade! Espero você amanhã para a chegada da água da Adutora do Alto Capibaribe. Conto com sua presença”.
A Adutora do Alto Capibaribe, um projeto financiado com recursos federais e contrapartida da Compesa, simboliza mais do que a chegada de água para uma das regiões mais secas do país. Representa também o reconhecimento da força e da resistência do povo dessa região, que ao longo de décadas enfrenta adversidades climáticas com trabalho e esperança.
Com a água do Rio São Francisco agora correndo pelas torneiras, Santa Cruz do Capibaribe dá um salto histórico rumo ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida de sua população. Este é, sem dúvida, um marco épico na história da Capital da Moda e de todo o Agreste Setentrional.
Comentários
Postar um comentário