Aula espetáculo sobre importância cultural do Xaxado e do Bacamarte ocupa o museu do cangaço na próxima sexta, 6/12, com entrada gratuita

“Xaxado e Bacamarte: manifestações do Sertão do Pajeú são uma aula espetáculo” é um projeto com incentivo da Lei Paulo Gustavo Pernambuco que pretende sensibilizar futuros professores de história sobre o valor artístico das manifestações nordestinas

Crédito das imagens: reprodução redes sociais dos grupos / divulgação

Tem atividade cultural gratuita e imperdível em Serra Talhada na próxima sexta, 6/12. A partir das 19h o Museu do Cangaço receberá a Associação de Bacamarteiros de Afogados da Ingazeira (PE) e os grupos de Xaxado Zabele e Gilvan Santos, além de representantes do Cabras de Lampião, para um momento de aula espetáculo sobre importância das manifestações artísticas e culturais do Sertão do Pajeú.


Com proponência da Associação de Bacamarteiros, produção executiva do jornalista Leonardo Lemos e produtoras locais Isabella Brito (Batucada Feminista) e Vanessa Pereira (Fridas Brechó), este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo PE e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura - Governo Federal.


“Esse projeto nasceu do meu incômodo com o apagamento pela qual as manifestações artísticas daqui do Pajeú vem passando. O Xaxado tem uma cena consolidada em Serra, mas o Bacamarte perdeu espaços importantes em Afogados. Gostaria que uma cidade relevante como Serra recebesse os bacamarteiros afogadenses, ao mesmo tempo que eles aprendessem com o Xaxado de Serra como se organizar mais e fortalecer a manifestação”, reflete o jornalista Leonardo, que escreveu o projeto para a Associação.


“Para a gente é importante um momento como esse para a gente mostrar nosso trabalho e celebrar com os irmãos do Xaxado nossa origem nordestina e nosso orgulho de fazer cultura”, descreve Lobsan Goes, representante dos Bacamarteiros.


A aula espetáculo será mediada pelo professor de História Danilo Leite, de São José do Egito, e terá a participação das alunas e alunos da AESET - Autarquia Educacional de Serra Talhada. A ação ainda terá apoio do Portal Farol de Notícias, que transmitirá a aula no seu youtube, além da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, que forneceu transporte para o grupo de bacamarteiros. 


Assista a aula na sexta, 6/12, pessoalmente ou pelo site: https://www.youtube.com/@bacamarteirosdeafogados 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia