Pai judoca e talento na cozinha: quem é Bia Souza, 1º ouro do Brasil em Paris

Judoca conquistou o ouro na categoria acima de 78 kg na Olimpíada

Da redação
Band.Uol

REUTERS/Kim Kyung-Hoon


Nascida em Itariri, em São Paulo, Beatriz Souza tem 26 anos, 1.78m e 115 kg. Ela estreou em Olimpíadas em Paris, e já conseguiu a medalha de ouro.

Ela dedicou a vitória para a avó, que faleceu há dois meses. “Em parte, essa medalha vai para minha vó, ela faleceu há dois meses e eu queria provar para mim mesmo que toda a abdicação que eu fiz, de não ter ido para aniversários, encontros de família, fez valer a pena”, disse Beatriz após levar a medalha.

Dentro do judô, Bia era uma das principais expectativas de medalha do time brasileiro. Ela fez um grande ciclo olímpico e, não à toa, foi eleita a melhor judoca do ano em 2023 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Prata no Mundial de 2022, bronze no ano seguinte (2023), campeã do Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Beatriz Souza agora chega ao ouro olímpico.

Para ser campeã, Beatriz está cercada por nomes experientes do judô brasileiro. Leandro Guilheiro e Maria Suelen Altheman são os treinadores da atleta no Clube Pinheiros, e Sarah Menezes é a técnica de Bia na seleção.

A relação com Suelen, aliás, acontece após a veterana ficar com a vaga para Tóquio-2020 e ‘tirar’ Bia do torneio no Japão. Em entrevista ao site das Olimpíadas, ela nega qualquer tipo de ressentimento.

“É uma honra ser orientada por ela [Maria Suelen]. Ela enxerga o que eu não vejo, detalhe por detalhe”, disse Bia. “Ela diz que sou muito forte e com certeza vou jogar [a adversária no chão]. Pode parecer coisa boba, mas às vezes a gente se esquece disso".

Bia Souza tem pai judoca e luta desde os 7

Beatriz Souza começou a lutar judô aos sete anos, motivada pelo pai, Poscedonio de Souza, também judoca.

A atleta paulista, que já praticou natação antes de se destacar no judô, tem um ‘talento escondido’ na cozinha, segundo entrevista para o COB. De acordo com a própria Bia, ela tem aptidão para fazer doces e salgados.

Bia é casada com Daniel Sousa, jogador de basquete do Vasco da Gama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado