60 Anos do Golpe Militar no Brasil: Reflexões de Frei Betto sobre a Quaresma e o Legado de Jesus

Bruno Poletti - Folhapress

À medida que nos despedimos da Quaresma, período de reflexão e penitência para os cristãos em todo o mundo, também nos aproximamos do aniversário de um evento sombrio na história do Brasil: os 60 anos do golpe militar. Este marco histórico, que mergulhou o país em décadas de repressão, perseguição e violações dos direitos humanos, não pode ser esquecido ou ignorado. E quem melhor para entrelaçar essas memórias dolorosas do que Frei Betto, frade dominicano e escritor multipremiado, que enfrentou pessoalmente a brutalidade da ditadura, sendo preso duas vezes.

Em uma entrevista recente ao #BemViver, Frei Betto fez um paralelo poderoso entre a vida de Jesus e a política contemporânea. Ele nos lembra que Jesus, o centro da fé cristã, não morreu uma morte tranquila em sua cama. Ele não sucumbiu a uma doença comum, nem foi vítima de um acidente trivial. Não, Jesus foi preso, torturado e julgado por autoridades políticas da época. Ele foi condenado à cruel pena de morte dos romanos: a crucificação.

Ao fazer essa conexão entre a vida de Jesus e a realidade política, Frei Betto nos convida a uma profunda reflexão. Somos, todos nós cristãos, discípulos de um prisioneiro político. E diante disso, confrontamo-nos com uma escolha crucial: seguir os caminhos temporários do poder opressor ou abraçar o amor incondicional que Jesus ensinou.

O exemplo de Jesus nos aponta inequivocamente para o caminho do amor, da compaixão e da justiça. Ele nos mostra que o verdadeiro poder não reside na opressão ou na violência, mas sim na capacidade de amar e perdoar. Em um mundo marcado por divisões, desigualdades e injustiças, o amor de Cristo continua sendo a resposta definitiva.

Ao celebrarmos a ressurreição de Cristo neste período de Páscoa, que possamos também celebrar o seu amor incondicional que nos liberta. Que possamos viver não apenas em Cristo, mas também através Dele, espalhando Seu amor e Sua mensagem de esperança em um mundo que tanto necessita.

Que viva nosso Cristo! Que viva o amor que Ele nos ensinou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia