MCTI anuncia tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” é o tema do maior evento de popularização da ciência do país

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta terça-feira (27) que o tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Maior evento de popularização da ciência do país, a Semana Nacional será realizada de 14 a 20 de outubro.

“Essa escolha representa o comprometimento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade, que é única no nosso país, comparando a riqueza de conhecimentos tradicionais, respeitando esse conhecimento e explorando o papel transformador da tecnologia social”, ressaltou a titular do MCTI.

Os biomas do Brasil, que incluem Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e o Pampa, abrigam uma vasta diversidade de flora, fauna e culturas tradicionais.

Durante a cerimônia, que foi transmitida pelo canal do MCTI no YouTube, a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes, enfatizou que o edital com a chamada pública para a 21ª SNCT será publicado em breve pelo MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Na nossa chamada, nós mobilizamos e incentivamos eventos municipais e regionais, mas também estimulamos atividades nas escolas.”

A 21ª SNCT proporcionará um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral. O objetivo é discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas também a sua rica diversidade cultural, bem como os saberes acumulados ao longo de gerações pelos povos que habitam as diferentes regiões do país. Além disso, serão promovidas ações voltadas para a educação científica e a popularização da ciência.

“Os participantes terão a oportunidade de explorar pesquisas recentes, projetos inovadores e iniciativas que integram ciência, tecnologia e saberes tradicionais na busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos biomas do Brasil", detalhou a ministra Luciana Santos.

A SNCT

Instituída em 2004 por decreto do presidente Lula, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia