Enem 2023: psicóloga dá dicas para a semana antes da prova deste domingo (12)


A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontecerá no próximo domingo (12.11). Esta é a principal porta de entrada para as universidades públicas e particulares do Brasil e costuma mexer com o emocional das mais de 3,9 milhões de pessoas que estão inscritas.

O nervosismo e ansiedade de quem se preparou durante o ano para conquistar uma vaga na universidade é grande, por isso, a psicóloga do Colégio Salesiano Recife, Fátima Carvalho, dá dicas sobre como controlar a ansiedade durante esta última semana antes da prova.

“O desgaste para se preparar para as provas do Enem já é grande. O momento agora é de priorizar coisas que possam trazer tranquilidade. É importante nesta semana procurar preencher o seu tempo com atividades que lhe deem prazer e, com isso, ter tranquilidade para a prova”, orienta Fátima. Segundo ela, uma dica para a vida toda é praticar atividade física. “Além de proporcionar um bem estar físico, auxilia na melhora da saúde mental, ajuda no alívio da tensão e relaxa a mente”.

Para quem busca estudar na semana, Fátima indica revisar de forma leve e objetiva por meio de videoaulas, simulados, leitura de resumos ou resolução de questões. Além disso, o sono será um ótimo aliado para esses próximos dias. “Procure manter horas de sono suficientes para descansar o corpo e a mente, assim você vai absorver melhor o que já estudou e vai estar com energia para a prova”, afirma a psicóloga do Salesiano Recife.

Para o dia anterior à prova, Fátima indica relaxar. “Assista a um filme ou a uma série de sua preferência, leia algo divertido ou passe algum tempo com amigos ou familiares”, afirma. No dia da prova, o ideal é fazer uma boa alimentação, além de conferir a documentação necessária, e sair de casa com antecedência para evitar estresse com o relógio.

Documentação obrigatória para o Enem 2023:

• Documento de identificação válido (digital ou físico);

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Caneta(s) esferográfica(s) de tinta preta, com tubo transparente;

• Declaração de comparecimento impressa, caso o candidato necessite de justificativa de presença no exame.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia