Julho Laranja alerta para prevenção de cuidados ortodônticos com a saúde bucal das crianças


Com a chegada do mês de julho e período de férias da criançada, é comum a procura de consultas odontológicas. Por isso, este mês foi escolhido para celebrar a campanha do Julho Laranja, que busca conscientizar e informar a sociedade sobre a importância da primeira consulta com o ortodontista para crianças a partir de seis anos ou quando se iniciam as trocas dentárias dos dentes decíduos (de leite).

Além de sensibilizar a população sobre a ortodontia preventiva, a campanha busca estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na infância, mantendo uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e sono regulado; e promover a autoestima e bem-estar.

A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Manoela Figueira, explica que “a Ortodontia é uma especialidade que estuda o crescimento dos ossos da face e resolve os problemas de má oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares)”. “Nessas situações, os aparelhos ortodônticos são os recursos que o ortodontista tem para corrigir as posições dos dentes”, completa.

A prevenção dos problemas de posição dos dentes e maxilares começa desde o nascimento, pois a amamentação, os cuidados com a higiene bucal para a permanência dos dentes de leite e o diagnóstico do ortodontista no tempo correto são formas de prevenir problemas durante o crescimento da criança. “A saúde bucal e a frequência de consulta com o especialista previne que esses problemas não se tornem mais complexos com os dentes permanentes”, explica a coordenadora.

A coordenadora também indica outras formas de prevenção, como por exemplo, garantir uma boa respiração e evitar hábitos nocivos ao desenvolvimento, como chupeta, mamadeira e chupar o dedo.

Caso uma criança seja diagnosticada com problemas ortodônticos, o tratamento será o uso de aparelhos fixos ou móveis ainda na dentição de decídua (de leite). “Algumas mudanças na posição dos dentes são consideradas normais, pois fazem parte da fase de trocas, por isso é importante uma avaliação para saber o melhor momento de tratar”, explica Manoela.

Quando as crianças crescem e ganham mais independência, também é importante os pais incentivarem os filhos a ter cuidado com a saúde bucal e também escovar os dentes junto aos pequenos para servir de exemplo. “Entre os 4 e 5 anos de idade, as crianças já estão com a coordenação motora mais desenvolvida e já podem fazer a escovação sozinhas, mas ainda na presença de um adulto para supervisionar e, se necessário, complementar”, orienta Cândida Rebêlo, tutora da Odonto FPS. “Quando elas adquirem habilidade para o uso do fio dental já é um bom sinal que a autonomia na escovação já foi conquistada”, completa Manoela.

As profissionais também reforçam a importância de buscar ajuda de um profissional para essas orientações, tanto de tratamentos ortodônticos, quanto para auxiliar na escovação e incentivo da higiene bucal das crianças.

A clínica escola da FPS, Odonto FPS, conta com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos. Informações e agendamentos pelo telefone (81) 3312-7777 ou WhatsApp (81) 97335-5339.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia