Setor da construção civil experimenta período de recuperação e crescimento


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção prevê que o setor crescerá 2,5%, em 2023

Após um longo período de crises, marcado pela instabilidade econômica e pela pandemia da Covid-19, a indústria da construção civil experimenta um período de recuperação. De acordo com o Informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão é que o setor cresça 2,5%, em 2023. A CBIC também pontua que, entre 2021 e 2022, o mercado da construção civil avançou 17,7% em comparação com a economia nacional, que registrou apenas 8,2%.

O gerente de vendas da Viana & Moura, Leonardo Queiroz, defende que o equilíbrio fiscal foi um dos principais fatores que influenciaram na recuperação da construção civil. “De 2022 para cá, as contas começaram a se equilibrar e o país voltou a ter recursos para realizar investimentos. Além disso, nós tivemos um momento de baixa de juros, no ano passado, que impulsionou o lançamento de projetos imobiliários e, agora, estamos colhendo os frutos de tudo isso”, disse.

Os dados da CBIC reforçam as informações divulgadas no relatório anual da Global Powers of Construction (GPoC), que indica que o setor da construção civil deve se expandir em um ritmo mais rápido do que a economia em geral, com uma taxa de crescimento média global de 3,2% ao ano. O relatório destaca, ainda, que essa expansão favorece, especialmente, empresas que usam a inovação e a tecnologia para impulsionar a eficiência operacional.

Segundo Leonardo Queiroz, essa tendência também está presente no Brasil. “Diversas empresas nacionais estão investindo na adoção de medidas tecnológicas. A Viana & Moura, por exemplo, desenvolveu um sistema próprio para controle de produção e gestão de recursos, que permite a melhora da produtividade dos colaboradores e maior controle de custos empregados na obra. Isso simplifica o processo construtivo e torna a nossa produção mais eficaz”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia