Lula dá início à produção de novo modelo de picape no Polo Automotivo de Goiana

Agenda do presidente da República continua no estado na quarta (7), quando ele anuncia recursos para o programa Farmácia Popular, no Recife, e inaugura campus do IFPE, em Paulista

Por Pedro Alves, g1 PE

Lula dá início à produção de nova picape no Polo Automotivo de Goiana 
Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Lula (PT) está em Pernambuco nesta terça-feira (6), onde visita o Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

No local, ele participou de um ato simbólico, dando início à produção da picape Rampage, ao lado de Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul. A Rampage é o quinto modelo de carro produzido na fábrica, inaugurada em 2015.

Em seu discurso, Lula criticou a taxa de juros base da economia brasileira, a Selic, que está em 13,75% ao ano, mesmo após pressões do governo para a redução.

Disse, também, que não existe “explicação histórica” para que os juros sejam, segundo ele, os mais altos do mundo. “Para que esses juros tão altos? Quem ganha com isso? E quem perde com isso? Quem perde nós sabemos que é o povo brasileiro”.

Lula chegou às 15h30 à Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital pernambucana. De lá, seguiu de helicóptero para a Stellantis, que foi formada em 2021 pela fusão das montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group.

O grupo reúne 14 marcas, incluindo a Jeep e a Fiat, que produzem, juntas, quatro modelos de carros em Pernambuco, além da Ram, que vai começar a produzir a picape Rampage, um novo modelo, na fábrica de Goiana.

Lula faz discurso no Polo Automotivo de Goiana 
Foto: Pedro Alves/g1

Polo automotivo

A visita de Lula marcou o início da produção da picape Rampage, a primeira da marca Ram a ser concebida e desenvolvida no Brasil, e a primeira produzida fora da América do Norte.

Esse é o quinto modelo de carro a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, já que a fábrica já produz os carros Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Trezentas pessoas foram contratadas para a produção do novo carro.

Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de engenharia e design: Fiat Toro, Jeep Commander e Rampage.

De acordo com a Stellantis, com o início da produção da Rampage, a Ram pretende dobrar a rede de concessionárias que possui no Brasil, saindo de 50 para mais de 100 lojas, ainda neste ano.

O Polo Automotivo de Goiana foi implantado com um investimento de mais de R$ 11 bilhões, e começou a ser concebido durante o segundo governo Lula, na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 num acidente aéreo.

Há, no polo, um um parque de fornecedores com 18 empresas, que, juntas, empregam cerca de 15 mil pessoas diretamente. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano, e desde 2015 já foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.

Agenda de Lula na quarta

Na quarta-feira (7), Lula também cumpre agenda em Pernambuco. No Recife, ele vai lançar o Novo Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, Zona Oeste da cidade.

O programa foi criado em 2004, no primeiro governo Lula, para distribuição gratuita de medicamentos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, além de outras doenças crônicas.

Depois, também na quarta-feira, ele participa da inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista, no Grande Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia