Lula fecha 2º dia de reuniões no Japão

LULA

O encontro aconteceu com o premiê alemão Olaf Scholz.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sessão de trabalho do G7 + países convidados e organizações internacionais: "Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises". Hiroshima, Japão - FOTO: RICARDO STUCKERT


No segundo dia de sua visita a Hiroshima, no Japão, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, aos líderes presentes na cúpula do G7. Antes disso, Lula reuniu-se com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, para discutir a construção de caminhos para a paz na Ucrânia e questões ambientais.

Eles também concordaram em realizar a segunda edição das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha em 4 de dezembro, em Berlim. As consultas servem como encontros bianuais entre os chefes de governo dos dois países para avaliar e promover parcerias, identificar campos para cooperação e aprofundar o diálogo sobre temas globais.

Hiroshima- Japão. 20.05.2023 - Presidente da Republica, Luiz Inacio Lula da Silva, durante Encontro com o Chanceler da República Federal da Alemanha, Olaf Scholz. 
Foto: Ricardo Stuckert/PR - RICARDO STUCKERT

Lula expressou via Twitter que foi um prazer reencontrar Scholz e reafirmar as boas relações entre os dois países com diálogo e cooperação. “Já estivemos juntos este ano no Brasil, e agora, no Japão, reafirmamos a retomada das boas relações entre nossos países, com diálogo e cooperação”.

O encontro com Scholz foi a última atividade de um dia movimentado para Lula em Hiroshima, onde participa da cúpula do G7 como representante de um dos oito países convidados. Além de se reunir com Scholz, o presidente brasileiro participou de duas reuniões com líderes de outros 14 países e da União Europeia, bem como teve reuniões bilaterais com Kishida, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e o presidente francês,

“Muitos diálogos importantes nessa volta do nosso país a um encontro do G7. Amanhã tem mais!”, escreveu Lula, via Twitter, ao comentar sobre as reuniões deste sábado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida - Ricardo Stuckert/Planalto

O QUE LULA CONVERSOU COM MACRON?

Com Macron, Lula conversou sobre a proteção da Amazônia, a guerra na Ucrânia, cooperação em defesa e ampliação de trocas na área da cultura. Depois do encontro, o presidente francês publicou, em seu perfil no Twitter, sobre as relações entre Brasil e França.

“Em Paris, em junho; no G20 na Índia, em setembro; e depois no Brasil, no ano que vem; vamos forjar um pacto financeiro contra a pobreza, pelo clima e pela natureza”, escreveu Macron, cuja mensagem foi retuitada pelo presidente brasileiro, com uma versão em português para o texto.

QUANDO LULA FOI PARA O JAPÃO?

Na sexta-feira (19), Lula chegou ao Japão. O seu terceiro dia na viagem prevê novas reuniões bilaterais e mais uma reunião do G7. A agenda começa às 20h30 deste sábado no horário de Brasília (8h30 de domingo no horário de Hiroshima) com uma visita dos líderes do G7 e países convidados ao Parque Memorial da Paz, um monumento em homenagem às vítimas do bombardeio nuclear dos Estados Unidos à cidade japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Luiz no Japão - Ricardo Stuckert / divulgação

Após a visita, estão previstos encontros bilaterais com os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Índia, Narendra Modi. Em seguida, ocorrerá a terceira sessão de trabalho do G7, com o tema "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero".

Na madrugada de domingo (à tarde no Japão), Lula se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, o presidente das Ilhas Comores, Azali Assoumani, além de conglomerados empresariais e bancos de financiamento japoneses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia