SAMU: 19 ANOS SALVANDO VIDAS



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa 19 anos de existência neste 27 de abril de 2023. Desde sua criação em 2003, pelo então Ministro da Saúde Humberto Costa, durante o primeiro governo do presidente Lula, o SAMU tem sido uma peça fundamental no atendimento de emergências médicas em todo o país. O serviço foi idealizado com a finalidade de salvar vidas e, quase duas décadas depois, essa missão tem sido cumprida com muito sucesso.

O SAMU é o programa do governo federal mais bem avaliado pelos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Isso mostra a qualidade e a importância das ações do serviço no atendimento à população. Atualmente, ele atende cerca de 85% da população e quase 68% dos municípios brasileiros. São mais de 40 mil profissionais envolvidos no atendimento, que fazem toda a diferença em momentos difíceis.

Os profissionais do SAMU são capacitados para prestar os primeiros socorros em casos de urgência e emergência, como paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas, traumas, infartos, derrames, entre outros. O atendimento rápido e eficiente pode ser determinante para salvar a vida do paciente ou minimizar os danos causados pela doença ou acidente. Por isso, o SAMU é considerado um equipamento público essencial para o país.

Além disso, o SAMU também atua na prevenção de doenças e acidentes por meio da educação em saúde. A equipe realiza palestras e campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da busca por atendimento médico adequado. Essas ações têm contribuído para reduzir os índices de mortalidade por doenças e acidentes no país.

Por todos esses motivos, o SAMU merece ser enaltecido pelos serviços prestados à população brasileira ao longo desses 19 anos de existência. Ainda há muito a ser feito para que o serviço chegue a 100% do território nacional, mas é inegável que ele já salvou e continua salvando milhares de vidas. Parabéns ao SAMU e que ele siga cada vez mais estruturado e em expansão para atender cada vez mais brasileiros que necessitam de atendimento médico de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia