Serra Talhada conquista Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher


O município de Serra Talhada, administrado pela prefeita Márcia Conrado, venceu, na última segunda-feira (27), o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher 2023, na categoria de 50 a 100 mil habitantes. A iniciativa é concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A premiação, fruto de uma série de ações para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, aconteceu um dia após a entrega da nova sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Francisca Godoy, que ocorreu no último domingo (26).

Todos os anos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco concede a premiação às administrações municipais que se destacam por desenvolverem políticas públicas visando promover a igualdade de gênero.

Em Serra Talhada, além da condução do Município pela Prefeita Márcia, sete pastas municipais são lideradas por mulheres: Planejamento, Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos, Obras, Finanças e Mulher. Quanto às políticas para as mulheres, a gestão trabalha com três eixos principais: Enfrentamento à violência contra mulher, empoderamento e empreendedorismo feminino.

Dentre as ações efetivadas, destacam-se o Grupamento da Guarda Municipal Patrulha da Mulher, que presta correto e efetivo atendimento às vítimas que se encontram em condições de violência, garantindo acolhimento humanizado e inclusivo; a Sala Lilás, que tem o objetivo de realizar o atendimento e acolhimento diário das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como para a interlocução com os órgãos da política de proteção; e o CEAM de Serra Talhada, que tem um espaço qualificado que garantirá o atendimento técnico, especializado e humanizado, garantindo todo o suporte necessário com atendimento assistencial, psicológico e jurídico.

Outro ponto importante é a realização de cursos de capacitação na área de beleza, culinária e outros meios voltados ao comércio e serviços. Quase mil mulheres já foram beneficiadas.

“Em 2015, na gestão do ex-prefeito Luciano Duque, Serra Talhada havia recebido este prêmio e agora, mais uma vez, obtemos essa conquista, fruto de muito trabalho e ações com políticas públicas voltadas para a população feminina, visando promover a igualdade de gênero. Não tenho palavras para agradecer a senadora Teresa Leitão, que indicou o município para o prêmio. Seguiremos assim, cuidando de nosso povo e fazendo o melhor por Serra Talhada”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.

O colegiado responsável pelo prêmio é presidido pela deputada estadual Gleide Ângelo e conta também com a participação das parlamentares Débora Almeida (PSDB) e Rosa Amorim (PT) como representantes da Alepe no grupo responsável pela avaliação das candidaturas. Além das deputadas, o grupo também possui representação da Secretaria Estadual da Mulher e da sociedade civil. A premiação será entregue em sessão solene no mês de abril.

Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia