BANDA NOVO SÉCULO, PATRIMÔNIO DA CAPITAL DAS CONFECÇÕES

 

Santa Cruz do Capibaribe- Quem foi à Delicatessen Sabor Bellitate na manhã deste sábado (25) pode assistir a uma apresentação da Banda Musical Novo Século. Um repertório primoroso brindou a todos que apreciam a boa música.

Os maestros Rubinaldo Catanha e Andreson Bart comandaram o espetáculo.










História da Sociedade Musical Novo Século

Em fins do século XIX, a meninada da futura cidade de Santa Cruz do Capibaribe foi surpreendida pelos acordes de alguns instrumentos musicais, tocados por pessoas que chegavam nesta terra. Há quem diga que aqueles rapazes eram: Amaro Vieira Rio Branco, João Vieira e Xavier Joaquim. Foram eles os precursores da futura Banda Musical Novo Século.


Inícou-se o século. A semente da futura agremiação plantada pelos irmãos Vieira e Xavier Joaquim começou a germinar. Em 4 de outubro de 1900, um grupo de idealistas liderados pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses promoveu Capitão, e José Teodoro Aragão, chamado de Major Negrinho, fundaram a agremiação cultural que se chamou, no inicio, Sociedade Musical Triunfo Santa-cruzense, hoje Sociedade Musical Novo Século.

O Coronel Melquíades Pereira Tejo e o Tenente Pedrosa conseguiram o primeiro maestro Antônio Cisne, de família tradicional da cidade de Cabaceira no Estado da Paraíba. Os primeiros instrumentos da banda foram arranjados com ajuda do povo da terra e de algumas firmas da capital. Entre as pessoas que ajudaram a conseguir os instrumentos podemos citar: Andrade Maia, Antônio Pinto, Rodrigo de Carvalho, Nunes Fonseca e Fonseca Nunes. Alguns instrumentos foram comprados de segunda mão e outros foram comprados novos.

A primeira sede funcionando na avenida Padre Zuzinha, Nº 166 em uma casa que hoje pertence à família de Neco Aragão. O primeiro presidente foi Pedro Pereira Pedrosa e os primeiros maestros, Antônio Cisne e Joaquim Muniz Facão.

A Sociedade Musical Novo Século, CNPJ: 11.194.404/0001-80, está localizada na Avenida Padre Zuzinha, 341 - Centro - Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco. CEP: 55.192-000. Telefone: (81) 99387-6827. Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h atendimento ao publico. Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 18h às 22h aulas e ensaios. Sábados das 9h às 12hs e das 17h às 19h aulas e ensaios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia